Vila Nova de Cerveira recebe 1.ª edição do Festival Internacional de Cinema e Arte em Movimento | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- 27 de ago.
- 2 min de leitura
27 de agosto, 2025.
Vila Nova de Cerveira, prepara-se para acolher a primeira edição do BIOGRAF’25, de 27 a 31 de agosto. um festival que promete ser um ponto de encontro entre o cinema e as artes. Com uma programação rica e diversificada, o evento explora a temática dos "Movimentos" e procura reintroduzir a Sétima Arte na região, com um enfoque não apenas nas projeções, mas também nos diálogos que a constroem.
De 27 a 31 de agosto, o Palco das Artes e a Bienal de Cerveira serão o epicentro de uma celebração cultural, trazendo mais de 50 obras de mais de 20 países. O BIOGRAF’25, organizado pela ADVERSA em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, destaca-se por uma curadoria pensada para criar pontes entre diferentes expressões artísticas.

A Mostra Ibero-Americana, em parceria com a OEI Portugal, dá um especial relevo ao Brasil, com obras de mestres como Walter Salles e Glauber Rocha, abordando o testemunho do cinema à história socioeconómica doquele país. O cinema português também ocupa um lugar de destaque, com um ciclo dedicado à distribuidora Terratreme e a realizadores como João Salaviza, Vasco Saltão e Pedro Peralta. O festival conta ainda com a presença de figuras proeminentes do cinema nacional, como Miguel Gomes, premiado em Cannes em 2024, e o realizador e jurado Sérgio Tréfaut.
De Nomes Clássicos a Novas Narrativas
As secções não competitivas "Fotogramas" e "Mutantes" trazem um leque impressionante de talentos. "Fotogramas" oferece uma seleção de cinema internacional e de animação, com nomes lendários como Akira Kurosawa, Andrei Tarkovsky e Francis Ford Coppola. Já "Mutantes" é dedicada a narrativas mais transgressivas, com sessões à meia-noite que celebram o trabalho de realizadores como David Lynch, Wong Kar-wai e Gaspar Noé.
No âmbito competitivo, sete longas-metragens e doze curtas-metragens, de realizadores de todo o mundo, disputam os prémios. O júri de longas-metragens é presidido pelos realizadores Sandro Aguilar e Sérgio Tréfaut, enquanto o júri de curtas-metragens inclui os cineastas Takashi Sugimoto, Inês Oliveira e Mário Macedo. Os vencedores serão premiados com uma peça conceptualizada por Henrique Silva e produzida por Marco Fidalgo.
O programa paralelo Novas Narrativas, em parceria com o Canal180, explora o cinema na música, com obras e entrevistas exclusivas de nomes como Vincent Moon e Saman Kesh. O festival também promove conversas, como a que junta Sandro Aguilar e Mário Macedo para discutir o futuro do cinema português, ou a roundtable entre os vencedores de um EMMY Nuno Bento e Renato Marques, e André Constantino, correspondente da ZA/UM, sobre a influência do cinema na cultura dos videojogos.
Com exposições, residências artísticas e uma entrada livre para as sessões competitivas, conversas e exposições, o BIOGRAF’25 promete uma experiência imersiva e acessível para todos os amantes de cinema e arte. As sessões selecionadas têm bilhetes à venda na Ticketline e na bilheteira do Palco das Artes.












Comentários