top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Vila Praia de Âncora vai celebrar Dia Internacional da Proteção Civil e Dia da Mulher a 8 de março

Vila Praia de Âncora vai acolher, no próximo dia 8 do corrente, as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, com iniciativas que juntam, na sua organização, o Clube de Proteção Civil da ETAP- Escola Profissional, a Câmara Municipal de Caminha e o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.




homem no púlpito com colete da proteção civil

Os diversos momentos, que têm como destinatários principais as escolas, incluem demonstrações de meios e visitas e contam com a participação dos vários agentes envolvidos no sistema de Proteção Civil.


O Dia Internacional da Proteção Civil comemora-se a 1 de março, e foi ontem de manhã divulgado o programa a realizar dentro de cerca de uma semana. O objetivo principal é reunir os jovens e a população em geral dando a conhecer os diversos meios e papéis da Proteção Civil em Portugal.


O Professor Pedro Ribeiro, da ETAP- Escola Profissional explicou que o Clube trabalha há três anos a área da Proteção Civil, com a colaboração da Autoridade de Proteção Civil, tendo decidido este ano realizar atividades de caráter mais público, em colaboração também com a Capitania do Porto de Caminha. De referir ainda que, durante o mês de março, terá lugar nas escolas do concelho um ciclo de cinema subordinado à temática da Proteção Civil.

homem falando no púlpito com bandeiras atrás
Professor Pedro Ribeiro - ETAP

Coube à Professora Célia Marques, também da ETAP, explicar sucintamente a forma como os estudantes da escola irão participar nas atividades do dia 8 de março, sobretudo no apoio às visitas.

mulher falando de pé perante uma sala cheia de pessoas
Professora Célia Marques - ETAP

Intervindo na sessão, o Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, Marco Domingues, destacou a importância de se apoiar os clubes nas escolas, implementando políticas de segurança e proteção de risco. Elogiou o trabalho da ETAP e a colaboração da Câmara de Caminha, que classificou de Município “exemplar”.

Marco Domingues lembrou também que, a 8 de março, será assinalado o Dia Internacional da Mulher e a circunstância das iniciativas se realizarem nessa data permitiu integrar no programa uma homenagem às mulheres que integram os diversos organismos da Proteção Civil.

três homens sentados na frente de uma apresentação
Marco Domingues - Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Rui Lages, realçou a coordenação entre os diversos organismos de Proteção Civil e destacou a importância de se realizarem ações e atividades preventivas e de informação, como as que estarão em causa no próximo dia 8 de março. “Geralmente, como se diz, só nos lembramos de Santa Bárbara quando troveja e com a Proteção Civil é semelhante, só nos lembramos destas mulheres e destes homens quando há problemas”, disse Rui Lages, defendendo uma atitude diferente e valorizando o facto do Dia Distrital da Proteção Civil se realizar no concelho de Caminha, alavancado por uma escola.  

  

Recorde-se que o Município de Caminha dedica o mês de março, no âmbito da iniciativa “Meses Temáticos”, à problemática da Proteção Civil, estando previsto um programa alargado que oportunamente será divulgado.


PROGRAMA

09h00 - Receção das escolas do concelho de Caminha

09h30 - Cerimónia solene de abertura da Mostra de Meios de Proteção Civil / Homenagem às mulheres da Proteção Civil

Local: Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora

10h00 - Início das atividades da Mostra de Meios de Proteção Civil /animação

Animação ETAP – Escola Profissional

10h30 – Ação de desencarceramento (Bombeiros Voluntários)

Animação ETAP – Escola Profissional

11h30 - Demonstração cinotécnica (GNR)

Animação ETAP – Escola Profissional

12h30 – Almoço

14h30 - Ação de desencarceramento (Bombeiros Voluntários)

Animação ETAP – Escola Profissional

17h00 – Encerramento da mostra


0 comentário

Comments


bottom of page