Vilar de Perdizes acolhe 38.º Congresso de Medicina Popular
- Fernanda Pinto Fernandes
- 22 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
22 de Agosto, 2024
Com a áurea do padre Fontes, regressa a Vilar de Perdizes mais uma edição do Congresso de Medicina Popular, evento âncora do concelho de Montalegre. Acontece de 30 de agosto a 1 de setembro.

O programa arranca sexta-feira, 30 de agosto, pelas 17h30, com animação a cargo de Sirigoça; pelas 18h00, visita à exposição de plantas e abertura da feira. Às 18h30, Memórias Vivas: Homenagem a pessoas da terra com saber popular, contando com Padre António L. Fontes, Margarida Carrelo, João de Barros Couteiro, Ana Luz da Fonseca. Às 19h00, abertura do congresso com Nuno Alves - Presidente da Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes; Padre António L. Fontes - Fundador do Congresso de Medicina Popular; João da Silva Araújo - Presidente da União de Freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide; Fátima Fernandes - Presidente da Câmara Municipal de Montalegre. Às 21h00, segue-se a apresentação do livro "O Despertar da Alma" de Deolinda Morais Silva por Maria José Afonso. Pelas 21h30, "Histórias que curam: relatos dos organizadores do Congresso de Vilar de Perdizes". Às 23h00, animação com Franky Innocent e "Sirigoça". Os stands fecham às 00h00.
O evento vai contar com oradores e workshops (10h30 - 11h30 e às 16h00) no dia 31 de agosto. Maria Frá (Sala 1) irá revelar os segredos das ervas e medicina popular: continuidade cultural entre a Galiza e o Norte de Portugal, assim como elaborações tradicionais das ervas que são remédios. Já Sara Repolho (Sala 4) falará sobre a reflexologia podal no restabelecimento do equilíbrio energético do corpo; ansiedade: sinais, impacto e técnicas de gestão. Cristiana Oliveira (Sala 3) fará uma introdução ao mundo dos oráculos e ensinará a encontrar a Calma interior. Por fim, Carina Cardoso (Sala 2) pronunciar-se-á sobre as 5 feridas da Ama e o encontro (cura) com a criança interior.
Neste dia, destaque para o espetáculo musical de Galandrum Galundaina (23h00) e queimada esconjurada pelo mítico Padre Fontes com a Corte do Deus Larouco - David Carvalho e elenco da Filandorra - Teatro do Nordeste.
No domingo, às 9h30, Prova de BTT - Ibérico Bike Race Barroso 2024: Passagem dos Atletas por Vilar de Perdizes, e depois Caminhada - "Vilar de Perdizes: Rumo à História em cada Passo".
O certame é organizado pela Associação de Defesa do Património Vilar de Perdizes, em parceria com o Município de Montalegre, Ecomuseu de Barroso e a União de Freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide.
Consulte o programa completo AQUI.
Comments