top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Vinhos de Arcos de Valdevez arrecadam prémios em concursos nacionais

Recentemente, vários vinhos de produtores e engarrafadores da região foram medalhados em concursos nacionais, como o Concurso Cidades do Vinho 2023 da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), assim como o Concurso Seleção do Ano Vinhos Verdes 2023 da Ordem dos Engenheiros, o Concurso da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e o Concurso Vinhos Portugal, organizado pela ViniPortugal.





homens segurando garrafas de vinho premiadas em concursos

Arcos de Valdevez é uma região de excelência para a produção de vinhos verdes, nomeadamente tintos da casta ‘Vinhão’ e brancos da casta ‘Loureiro’, contando com muitos produtores e vários engarrafadores, como a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.


Arcos de Valdevez é um “terroir” de eleição pela sua exposição e pela proteção dos ventos marítimos. As suas grandes amplitudes térmicas, na altura da vindima, fazem um excelente território para a produção de vinhos tinto, em especial os da casta vinhão de que é o seu solar.


A qualidade dos vinhos e a atribuição dos prémios são o reconhecimento pelo trabalho dos produtores e dos engarrafadores de Arcos de Valdevez, assim como fatores de atração para o concelho.


Recentemente, foi atribuída a Medalha de Ouro no Concurso Cidades do Vinho 2023, da AMPV, ao Casa da Senra Loureiro, da Abrigueiros - Produções Agrícolas e Turismo, S.A., e ao Muros de Grade, Loureiro da Agrosfera, Planeamento e Desenvolvimento Agrícola, Unipessoal, Lda.

cartaz com garrafas e selo de medalha de ouro da AMPV

Também no Concurso Seleção do Ano Vinhos Verdes 2023 da Ordem dos Engenheiros, o Casa da Senra Loureiro obteve o primeiro prémio na categoria de brancos e o Casa do Borralhais Espumante, ganhou o primeiro prémio na categoria espumantes.

homem segurando garrafa numa mão e diploma noutra, enquanto outros dois homens batem palmas
Bento Aires - Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte entregando prémio a produtor de vinho de Arcos de Valdevez

Já no Concurso da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes categoria de branco Loureiro, o Casa da Senra Loureiro obteve a Medalha de Ouro.


Por último, o Casa da Senra Loureiro, 2021 e Casa da Senra Loureiro, 2022 da Abrigueiros - Produções Agrícolas e Turismo, S.A., venceram a Medalha de Prata no Concurso Vinhos Portugal, organizado pela ViniPortugal.


Para o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez João Manuel Esteves, “Este conjunto de prémios são muito importantes para a divulgação e para o reconhecimento do trabalho dos nossos produtores e dos nossos vinhos nos últimos anos”. Por outro lado, considera o autarca, “São mais um forte contributo para o incremento da criação de emprego e rendimento no mundo rural, no comércio e no turismo em Arcos de Valdevez.”




0 comentário

Comentarios


bottom of page