top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

“Viva o Vez – Uma ação pela Natureza” vai juntar 400 alunos, 30 ilhas científicas e 30 investigadores na Praia Fluvial da Valeta

O Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya e o Município de Arcos de Valdevez comemoram o Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas, no dia 21 de março, na Praia Fluvial da Valeta, com a iniciativa “Viva o Vez – Uma ação pela Natureza”.




cartaz com um passarinho preto de barriga branca com uma erva no bico

Esta iniciativa propõe 30 ilhas científicas, 30 investigadores, 400 alunos do Agrupamento de Escolas Valdevez, da Escola Profissional do Alto lima (EPRALIMA) e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), "envolvidos junto a um Rio Vez que vai transbordar de ciência."


"São Oficinas/Workshops com uma forte componente científica, abordando várias temáticas ligadas à Natureza e na natureza, visando promover o conhecimento e a educação ambiental", explica a autarquia arcuense. A criação de comedouros para animais, o estudo do mundo invisível que habita o rio Vez, a construção de abrigos para insetos polinizadores, as aves, os animais, a qualidade da água, o ecossistema ribeirinho, as plantas comestíveis, a importância ecológica das formigas, fotografia da vida selvagem, os drones e o seu potencial científico, a tinturaria natural, e as temáticas relacionadas com as árvores, são alguns dos temas a serem abordados por um conjunto de formadores e investigadores de diferentes universidades, entidades e áreas de saber científico.


"O Centro Ciência Viva dos Arcos pretende proporcionar a estes 400 alunos e professores experiências diferenciadoras, impactantes e inspiradoras que visam explorar o Rio Vez e a sua Biodiversidade. Esta é ainda uma oportunidade única para dar a conhecer algumas técnicas e procedimentos que contribuem significativamente para a preservação e proteção do meio ambiente", refere.


O IPVC marcará presença através da ESTG (Escola Superior de Tecnologia e Gestão), da ESS (Escola Superior de Saúde), da ESA (Escola Superior Agrária), e da ESDL (Escola Superior de Desporto e Lazer), dinamizando uma série de atividades complementares que visam chamar a atenção para a importância das atividades relacionadas com o desporto, lazer de qualidade, saúde, trabalho colaborativo e ecologia. Como parceiros institucionais e dinamizadores das atividades, estarão o projeto “Aprende na Floresta”, Mundo Científico, E. Rio, Palombar, INIAV, GNR, Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, a Escola Profissional do Alto Lima e o Agrupamento de Escolas de Valdevez.


Este evento original é um contributo efetivo para a preservação do Meio Ambiente, da biodiversidade e do rio Vez, que culmina com a entrega de um lápis de semear a cada participante, materializando a ideia de que mais do que palavras bonitas importa a ação.

  

O Centro Ciência Viva dos Arcos e o Município convidam todos os Arcuenses a marcarem presença, no dia 21 de março a partir das 10h00, junto à Praia da Valeta, para assistir a esta verdadeira Cheia de Ciência.





0 comentário

Comments


bottom of page