O autarca Luís Nobre estabeleceu hoje um Protocolo de Cooperação e Colaboração Financeira entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Just a Change – Reabilitação de casas para que cerca de 25 voluntários reabilitem três habitações no concelho.
De acordo com nota de imprensa da autarquia, "a Just a Change remeteu uma proposta de intervenção ao Município vianense para a execução do projeto CAMP IN VIANA DO CASTELO 2023, cuja pretensão é a reabilitação de três habitações, alcançando 5 beneficiários, da União das Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis e da freguesia de Castelo do Neiva."
"O protocolo em causa, no valor de quase 48 mil euros, prevê, assim, a realização de intervenção e reabilitação das três casas. Este valor só é conseguido porque a associação tem parcerias com empresas locais e nacionais que vão doar parte dos materiais e fazer descontos nos materiais a adquirir, diminuindo assim o custo total da concretização deste projeto", revela a autarquia.
O programa realizar-se-á entre 28 de agosto e 10 de setembro, com a participação de cerca de 25 voluntários.
A Associação Just a Change é uma IPSS que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional. A sua operacionalização no terreno é realizada através da mobilização de voluntários que transformam casas em elevado estado de degradação em lugares dignos de serem habitados.
O trabalho da Just a Change tem como missão a melhoria das condições de vida e de habitabilidade, junto da população em maior vulnerabilidade socioeconómica, tem impacto direto na redução da pobreza e traz também melhorias significativas em termos de saúde pública e eficiência energética.
Desde 2010, já foram reabilitadas pela IPSS mais de 350 casas e 100 instituições, impactando a vida de mais de 5000 beneficiários e mobilizando mais de 7000 voluntários nacionais e internacionais.
Fotos: © João Lomba
Komentáře