Último concerto da Tour "De Repente, Canta a Gente" vai ser em Valença
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Último concerto da Tour "De Repente, Canta a Gente" vai ser em Valença



Próximo dia 24 de novembro, às 21h30, no Auditório da Academia de Música Fortaleza de Valença, jovens estudantes mostram que cantar ao desafio é para todas as idades.


Um grupo de jovens alunos da Academia de Música Fortaleza de Valença e do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho vai partilhar o palco com Augusto Canário, Pi D’Areosa e Jorge Salgueiro (Sons do Minho) e dar provas de que as Cantigas à Desgarrada estão na moda e que as rimas improvisadas com uma pitada de sentido de humor são para todas as idades. O espetáculo decorre na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro, às 21h30, no auditório da Academia de Música Fortaleza de Valença e acontece no âmbito da Tour de Concertos “De Repente, Canta a Gente”, na qual jovens do Alto Minho, acompanhados dos mais consagrados músicos repentistas portugueses, têm a oportunidade de mostrar o seu talento no Canto ao Desafio.

Este espetáculo encerra, assim, a tour de 10 concertos que percorreu os 10 municípios do Alto Minho no âmbito da iniciativa “De Repente, Canta a Gente”. Tratou-se de um programa inédito de captação de talentos, que pretende divulgar e ensinar aos jovens da região esta forma de canto tradicional. No total, a atividade envolveu mais de 400 jovens que aceitaram o desafio de aprender as técnicas desta arte (também designada por Desgarrada) que é considerada património cultural imaterial da região, tendo sido alvo de ações de capacitação, lideradas pelo cantador Augusto Canário. Cerca de 200 alunos passaram à fase de concertos em tour tendo a oportunidade de mostrar publicamente aquilo que aprenderam.

Ainda este mês terão ainda lugar dois grandes eventos: uma conferência e um concerto final, ambos no Centro Cultural de Viana do Castelo, que reunirão um conjunto alargado de cantadores e especialistas em repentismo oriundos de várias regiões do país, que serão desafiados a cantar quadras soltas.


O projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), e a sua ação envolve os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.




0 comentário
bottom of page