Diabetes: Um desafio sistémico e multissetorial

09/05/2018

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) promove a 18 de maio a Jornada Científica "Diabetes: Um desafio sistémico e multissetorial".

 

Organizada pelo Curso de Licenciatura em Enfermagem, a iniciativa pretende promover o debate sobre "a inovação, a prática clínica e a investigação no âmbito da diabetes, com a participação de um variado painel de peritos na área".

 

“A Diabetes no Alto Minho” é o tema da Conferência inaugural seguindo-se um primeiro painel que irá trazer à discussão a “Promoção da saúde e prevenção da diabetes”. Um primeiro momento onde se irão abordar questões como “Da patogénese à salutogénese na Diabetes: o papel da Literacia para a Saúde rumo a uma mudança de paradigma!”; “Porque é que as pessoas com diabetes precisam de educação? ”Projeto “Não à Diabetes”; “Viana cidade saudável” e “Projeto RIUPS”.

 

Na parte da tarde e um segundo painel as questões do tratamento da Diabetes. “Novas tecnologias na diabetes;” “Promoção da literacia e capacitação em pessoas com diabetes tipo 2”; “A consulta de enfermagem na diabetes” “Entrevista motivacional” e o “Impacto do diagnóstico e do tratamento na vida da pessoa com diabetes” serão os temas em análise.

 

O tratamento de complicações da diabetes serve de mote para o terceiro painel que pretende fomentar o debate em torno de questões como “Pé diabético”; “Retinopatia:  a importância do rastreio” e sobre a “Dor”.

A encerrar os trabalhos a conferência “A saúde nas políticas de educação”

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal

©2019 Peneda Gerês TV®

Se gosta da Peneda Gerês TV contribua com um donativo