Monumentos de Melgaço apresentados em miniatura

02/07/2018

A partir de amanhã, dia 3 de julho, a Casa da Cultura de Melgaço recebe a exposição ‘Melgaço em miniatura’, uma mostra de miniaturas, em cobre e latão, de vários monumentos de Melgaço, da autoria de Óscar Marinho.

 

A exposição é uma forma de homenagear o criador e melgacense, que dedicou os últimos anos da sua vida à representação fiel, rigorosa e detalhada de Melgaço, através da arte de fazer miniaturas. Óscar Marinho, iniciou a sua atividade como funileiro, foi canalizador e criador de aparelhos de sulfatar. A solidão dos 76 anos, aguçou-lhe a arte e o engenho, seguindo com o objetivo de ‘dar valor às coisas, às nossas coisas’: o artista representou os diferentes monumentos de Melgaço, sem lhe escapar nenhum pormenor, desde os rendilhados das fachadas até às chaves dos portões. A dedicação por esta arte era tal, que Óscar tinha por hábito dizer «No dia em que os vizinhos deixarem de ouvir o martelo, é porque morri», e assim foi. O melgacense faleceu a 19 de junho de 2001, com 89 anos.

 

A inauguração da exposição acontece amanhã, dia 3 de julho, pelas 17h00, e ficará patente até 20 de julho, no seguinte horário, de segunda a sábado: das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal

©2019 Peneda Gerês TV®

Se gosta da Peneda Gerês TV contribua com um donativo