I Festival de Teatro Amador de Ponte da Barca

07/11/2018

A primeira edição do Festival de Teatro Amador de Ponte da Barca tem início no dia 9 de novembro e prolonga-se até ao dia 25.

A iniciativa, promovida pela Câmara municipal em parceria com sete grupos (Os Canários de Bravães; Grupo de Teatro Minc Juvenil; Associação Cultural de Padornelo; Companhia Movimento Incriativo; GTV – Grupo de Teatro do Vez; Nova Comédia Bracarense; Grupo de Teatro Filarmónica Milagrense) pretende promover a cultura e potenciar espetáculos para todas as faixas etárias, o que reitera a vontade da autarquia em apostar num programa cultural diversificado ao longo do ano.

 

As primeiras peças de teatro acontecem já este fim-de-semana, dias 9, 10 e 11. No total estão previstos oito espetáculos, todos a decorrer no auditório da Epralima, a partir das 21h30. A entrada é gratuita mas sujeita a reserva de lugar. Para efectuar reserva enviar email para cultura@cmpb.pt com nome e contacto. 

 

Calendário dos Espetáculos:

 

"A Morte Negra"

9 de Novembro| Sexta-feira

Local: Auditório da Epralima

Horário: 21h30

Estava mal o terceiro marido de Isabel. Uma prolongada queixa de peito colocava-o no encalço da morte... E ela, tentadora rapariga de 26 anos, que mal fizera a Deus para nos últimos anos gastar o tempo em despesas de casamentos e enterros... Quando José Chibante expirou, logo Isabel o começa a vestir...Mirou-o, voltou a mirar... E só depois começou a chorar...

Baseado no conto homónimo de Teixeira de Queiroz (Bento Moreno), com dramatização e encenação de Jaime Ferreri.

Org.: Os Canários de Bravães

 

"O Ferreiro da Barca"

9 de Novembro| Sexta-feira

Local: Auditório da Epralima

Horário: 22h

Havia na Barca um ferreiro de tal modo sabido, que a sua fama chegara a todos os cantos do mundo. Manobrava o fogo na mestria que aprendera de um cigano velho, vindo dos confins da Hungria. Por esse tempo, Jesus, cansado da vida rotineira que no Céu levavam, lembrou a Pedro os tempos que juntos passaram na terra, o prazer dos milagres e  os sabores dos frutos... Por isso, ambos voltaram à terra e assumiram a forma humana...

Texto de José Ramón Mariño Ferro, com adaptação, diálogos e encenação de Jaime Ferreri.

Org.: Os Canários de Bravães

 

"O Bojador"

10 de Novembro | Sábado

Local: Auditório da Epralima

Horário: 21h30

E não se pode ir além do Bojador? Esta pergunta inquietava um povo cansado e os espíritos mais conservadores que acreditavam que o cabo era habitado por terríveis monstros marinhos que arrastavam homens e barcos para os abismos do mar. Mas o Infante via mais longe. Com Gil Eanes à proa dos seus navios e dos seus sonhos, queria ultrapassar o medo do desconhecido e iniciar uma nova era económica e de conhecimento. Peça "O Bojador" de Sophia de Mello Breyner com encenação de Ana Costa.

Org.: Grupo de Teatro Minc Juvenil

 

 

"Tone Carteiras"

10 de Novembro | Sábado

Local: Auditório da Epralima

Horário: 22h

Esta peça é uma adaptação de uma comédia de enganos. Durante a peça há risos, choros, enganos e sapatos a voar, mas o que ninguém sabe é como isto vai acabar!

Org.: Associação Cultural de Padornelo

 

"A Girafa que comia estrelas"

11 de Novembro | Domingo

Local: Auditório da Epralima

Horário: 15h30

Olímpia é uma girafa diferente, porque é muito alta e anda sempre com a cabeça nas nuvens. À noite, sobe ao morro mais alto da savana e come estrelas, mas o que ela quer mesmo é encontrar anjos. Nas núvens apenas encontra D. Margarida, uma galinha do mato que aí vive com a cabeça cheia de frases feitas.  As duas vivem uma bonita amizade e mostram-nos que, com um pequeno esforço, podemos sempre dar o nosso contributo para resolver grandes problemas. Encenação de António Rocha.

Org.: Companhia Movimento Incriativo

 

"Regresso Inesperado"

23 de Novembro | Sexta-feira

Local: Auditório da Epralima

Horário: 21h30

Divertida comédia de enganos que retrata as peripécias de um casal, a partir do momento em que recebem uma carta vinda da Califórnia e que anuncia uma visita inesperada... Escrita por Nurmi Rocha, um autor Arcuense e encenada por Nuno J. L. Loureiro.

Org.: GTV – Grupo de Teatro do Vez

 

"As Artimanhas de Scapin" de Moliére

24 de Novembro | Sábado

Local: Auditório da Epralima

Horário: 21h30

Esta peça, encenada por Fernando Pinheiro, retrata como a avareza da velha burguesia parisiense pode concorrer para a infelicidade dos jovens, e como o estado da justiça é um empecilho para o desenvolvimento da França do séc. XVII.

Org.: Nova Comédia Bracarense

 

"Aqui há fantasmas"

25 de Novembro | Domingo

Local: Auditório da Epralima

Horário: 15h30

Neste local, há oito meses atrás, apareceu um homem morto. A dona deste Teatro é viúva e foi há mais de um ano para Londres, deixando o teatro entregue a um homem da sua confiança, só que numa célebre noite o homem apareceu morto. Os outros empregados afirmam convictamente terem visto um fantasma, em face da situação decidiram em conjunto abandonar o local.

Org.: Grupo de Teatro Filarmónica Milagrense

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal