1.º Festival de Teatro regressa 6.ª feira a Montalegre

08/11/2018

Esta sexta-feira regressa o primeiro "Festival de Teatro de Montalegre". Segunda parte de um evento, iniciado no passado dia 3, que tem revelado enorme qualidade nos espetáculos exibidos. Uma "geografia aberta" com várias companhias de teatro oriundas das mais diversas origens. A iniciativa, patrocinada pelo município de Montalegre, tem na coordenação o dramaturgo barrosão Abel Neves.

 


Pretendendo ser, adiante, mais do que uma simples “mostra de teatro”, o Festival de Teatro de Montalegre, que pela primeira vez se apresenta neste Outono de 2018, ao honrar o património legado pelos antigos gregos, homenageia o teatro português e as suas Companhias, privilegiando aqueles que, tendo inventado e defendido estruturas de criação e produção, ao longo de muitos anos têm resistido aos infortúnios que diariamente pesam sobre as artes teatrais.


Neste primeiro Festival de Teatro de Montalegre, que a Câmara Municipal de Montalegre entendeu patrocinar, estão presentes Companhias de Campo Benfeito/Castro Daire [Teatro do Montemuro], de Coimbra [A Escola da Noite], de Braga [Companhia de Teatro de Braga], de Lisboa [A Barraca] e de Évora [CENDREV – Centro Dramático de Évora]. São cinco espectáculos que se cumprem também por uma geografia aberta.
Acompanhando as apresentações teatrais do Festival, está aberta ao Público - durante o mês de Novembro no Ecomuseu – uma vigorosa exposição de Máscaras, da autoria do artista plástico e actor António Jorge.

 

SINAIS
conversas em volta do teatro

"todos os seres do mundo estão unidos por secretos vínculos"
Jorge Luís Borges 

Sinais é uma iniciativa do Festival de Teatro de Montalegre com a Biblioteca Municipal que reúne alguns dos responsáveis pelos espetáculos teatrais que serão apresentados no Festival para um encontro com o público no Auditório da Biblioteca, pelas 18 horas, nos dias em que decorre a mostra. São conversas em volta do teatro, convocando esta antiga arte do Mundo à nossa contemporaneidade, noticiando os espetáculos e estimulando o gosto pelo conhecimento teatral, e o mais que o diálogo é capaz de fazer viver. A iniciativaSinais está aberta a toda a comunidade.

 

3 de Novembro: Teatro de Montemuro
Eduardo Correia, Ator e Responsável Artístico do Teatro do Montemuro

4 de Novembro: A Escola da Noite
António Augusto Barros, Encenador e Diretor d’A Escola da Noite; Pedro Rodrigues, Diretor de Produção d’ A Escola da Noite

6.ª feira: Companhia de Teatro de Braga
Rui Madeira, Ator, Encenador e Diretor da Companhia de Teatro de Braga

 

Sábado: A Barraca
Maria do Céu Guerra, Atriz e Diretora d’A Barraca; Hélder Costa, Dramaturgo, Encenador e Diretor d’A Barraca

Domingo: CENDREV [Centro Dramático de Évora]
José Russo, Ator e Diretor do CENDREV

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal

©2019 Peneda Gerês TV®

Se gosta da Peneda Gerês TV contribua com um donativo