Bruxas e fadas à solta na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

13/11/2018

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima festejou no passado dia 26 de outubro o "Dia das Bruxas".


Através do projeto da Bebéteca e com um cenário montado a rigor para a ocasião, a Biblioteca abriu as portas e acolheu famílias, crianças e bebés, que de uma forma corajosa se inscreverem na atividade mais assustadora do ano.

 

Com um conjunto de atividades de arrepiar até os mais valentes, a Bebéteca apresentou um programa repleto de medos que contou com a animação da leitura da história assustadora “A bruxa que roubou a lua”, com momentos musicais de pôr os cabelos em pé e com um assombroso atelier de expressão artística de construções de bruxas especiais.

 

O que não faltou, como não poderia deixar de ser, pela participação ativa e cativante dos mais novos, foram as guloseimas e muitas, muitas travessuras que proporcionaram uma manhã de arrepiar, com fantasias monstruosas de chorar a rir. Este imaginário, que envolve atualmente as celebrações do Halloween, está refletido também na literatura.

 

A "bruxa" como um ser feio e demoníaco, por contraponto à fada boa e bela, povoa a literatura para a infância e os ambientes da feitiçaria, das personagens malignas e sobrenaturais, dos fenómenos transcendentes que criam seres fantásticos, estão presentes na literatura juvenil. 

A área das ciências ocultas e da espiritualidade tem leitores fiéis.


Sobre o Dia das Bruxas:

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é um evento tradicional e cultural festejado nos países anglo-saxónicos com origem nas celebrações de antigos povos que, na sua origem, não estava relacionado com bruxas, mas com o fim do Verão. Resultou de uma mistura de várias tradições, levadas pelos colonos europeus para os Estados Unidos no século XVIII e hoje em dia também é assinalado nos países da Europa.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal