Museu do Brinquedo recebe exposição de presépios

Setenta e Sete Presépios  em exposição no

Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima

 

Exposição estará na sala de exposições temporárias até 6 de janeiro

O Executivo Municipal de Ponte de Lima marcou presença na passada sexta-feira, 30 de novembro na abertura da exposição coletiva de setenta e sete presépios alusiva à celebração do nascimento de Jesus, patente no Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima.

 

Trata-se de uma exposição que apresenta uma diversidade de presépios ímpares e originais, elaborados nos mais variados tipos e tamanhos, com diversificados materiais, autênticas raridades e obras de arte, alguns com genuínas miniaturas, outros parecidos com os tradicionais e mais clássicos, outros mais irreverentes, mas todos eles criados com muito empenho e dedicação.

 

Destaque para a exposição do Presépio Tradicional do Norte de Portugal e Brinquedos de Natal, da autoria do Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima.

 

A mostra apresenta ainda uma variedade de presépios elaborados pelas instituições com valências para idosos – IPSS’s – do concelho de Ponte de Lima, designadamente o Centro Social e Paroquial Santa Maria dos Anjos, Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição, Centro Comunitário de Refoios, Centro Paroquial e Social da Correlhã, Centro Paroquial e Social de Calheiros, Centro Paroquial e Social de Beiral do Lima, Centro Paroquial e Social de Fornelos, Centro de Dia de Vitorino dos Piães, Centro Paroquial e Social de Santa Cruz do Lima, Centro Paroquial e Social de Rebordões de Santa Maria, Centro Paroquial e Social de S. Martinho da Gandra, ALTI – Cepões, Lar Casa de Magalhães, Centro Paroquial e Social de Fontão e Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, que se empenharam e criaram sinergias para enriquecer esta exposição com sublimes trabalhos.

 

A exposição conta também com inúmeros presépios oriundos da coleção particular do Padre Jorge Ramos, que vão deleitar os amantes deste género de arte pela sua preciosidade, singularidade, originalidade, autenticidade, inovação e raridade.

 

Complementarmente exibe-se ainda um conjunto de fotografias associadas à temática da natividade incluindo figuras em barro policromo da escola Machado de Castro, presépios de Estremoz - classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela produção dos "Bonecos de Estremoz", em barro, uma arte popular com mais de três séculos – entre outas imagens de notáveis presépios.

 

A mostra está patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima até 06 de janeiro de 2019.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal