Teatro Diogo Bernardes recebe "Um Conto de Natal" de Charles Dickens

13/12/2018

 

A programação para a infância e a juventude será constante na temporada 2018-2019 no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima

 

No próximo sábado, 15 de Dezembro, com sessões às 17h30 e às 21h30, o Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, apresenta Um Conto de Natal, de Charles Dickens, pela Companhia da Esquina, com encenação de Jorge Gomes Ribeiro e interpretação de André Nunes, André Vasconcelos, Catarina Rôlo Salgueiro, Pedro Martinho, Rita Fernandes e Sérgio Moura Afonso.

 

 

Boas festas para todos em qualquer altura do ano! O Natal só acontece uma vez por ano, triste verdade, pois se acontecesse todos os dias, este mundo seria bem diferente. Esta é a mensagem de Charles Dickens e do seu Conto de Natal.

Repicariam então os sinos com a sua sábia capacidade de transmitir todo um mundo espiritual, revelando-o como um grande amigo da infância. Boas festas para todos, com os Contos de Charles Dickens.

 

“Mais vale ser cego de todo, do que ter um ar destes.” Esta é a opinião de Pickles, a pulga, que inadvertidamente vai cair na orelha do protagonista do Conto de Natal, o avarento Scrooge. Scrooge, uma personagem de Dickens que recusa a tradição e põe em causa o ideal do Natal, tem desta vez um observador anónimo, a pulga Pickles.

 

De uma forma inovadora, Pickles vai fazer uma narrativa da viagem alucinante que Scrooge inicia quando é confrontado por três espíritos natalícios que o tentam redimir dos erros do seu passado. Estes três fantasmas representam o passado, o presente e o futuro e percorrem o texto de Dickens de forma patética, com uma subtileza de humor contemporâneo que torna possível uma harmonia na reconciliação dos homens, não só através das suas virtudes como também das suas fraquezas.

 

Assim, os fantasmas desta história comportam-se por vezes de uma forma pouco convencional, onde a sua estratégia metafísica nem sempre é eficaz. Deste modo, os seus métodos sobrenaturais avançam por tentativa e erro, para redimir o avarento Scrooge. Neste processo, vão precisar quase sempre, de uma pequena ajuda terrena por parte de Pickles, emprestando uma natureza humana a estas personagens oriundas do sobrenatural. Quanto a Scrooge, não se esqueçam! Um problema de consciência traz sempre uma pulga atrás da orelha.

 

“Um Conto de Natal"

Julgo ser um espectáculo cuidado, harmonioso e de qualidade. Gostei particularmente da partitura musical e da concepção plástica (quer dos figurinos, quer da opção pelo cenário que, de forma curiosa, lembrava ilustrações de livros de contos para crianças).

Acho que, no conjunto, o espectáculo revelou uma equipa muito coesa e sólida, boas presenças cénicas, boas vozes, um especial cuidado com uma série de pormenores (projecções incluídas), enfim, um trabalho de qualidade.” Maria Helena Serôdio (Directora da revista Sinais de Cena e Coordenadora do Departamento de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

 

 

Bilhetes à venda (5,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

 

A continuidade dos espectáculos para a infância e juventude acontece já no próximo dia 22, através do espectáculo de teatro musical infantil O Feiticeiro de Oz, com sessões às 17h30 e às 21h30, pela Cri’Art, estrutura artística que regressa em Janeiro de 2019 com o espectáculo O Príncipe Nabo: O Musical, baseado na obra de Ilse Losa, sob a forma, também, de espectáculo de teatro musical infantil.

 

O musical permitirá reviver em palco o fantástico mundo da fantasia, entre príncipes, princesas, reis e os seus criados. Pretende-se, através da música, cor e magia, contar esta história de Ilse Losa, dando-lhe uma abordagem mais musical, desconstruindo assim a narrativa para que seja mais fácil a sua compreensão.

 

Em Fevereiro, o Teatro do Montemuro traz ao Teatro Diogo Bernardes o espectáculo O Gigante, com Fantoches e Formas Animadas. Três actores em palco, em cena, com um universo colorido e cativante de fantoches. Um mundo mágico e imaginário conseguido num jogo de luz, cor e sons capazes de nos transportar para um outro mundo.

 

O Gigante é uma parceria entre duas companhias de dois países diferentes: The Fetch Theatre, da urbana West Midlands em Inglaterra e o Teatro do Montemuro, da zona rural de Portugal. Duas companhias cada uma com o seu próprio estilo, mas com algo em comum: o compromisso de criar uma nova forma de apresentação, vibrante e dinâmica. Uma fusão de linguagens: a música, as canções, o movimento e muito pouco texto em português liderado numa verdadeira aventura de dois encenadores, um português e um inglês.

 

No início de Janeiro será anunciada a restante programação destinada aos públicos mais jovens e às famílias que o Teatro Diogo Bernardes apresentará até Junho de 2019.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal