Viana Garças Clube é pioneiro no Kayak Plogging

25/12/2018

Criada a partir da combinação das palavras em inglês jogging (corrida) e plocka upp (apanhar), em sueco, o plogging é a nova tendência de fitness. Traz benefícios ao ambiente e à sociedade. No Kayak Plogging, esta atividade realiza-se em meios aquáticos, nomeadamente nos rios.

O Viana Garças Clube, inspirado no plogging que já desenvolvia nas margens do rio lima, passou a adoptar esta modalidade a partir dos kayaks que utiliza diariamente.

 

Um saco de plástico, é tudo o que é preciso para melhorar a sua condição física e fazer do mundo um lugar mais limpo. O kayak plogging combina a atividade física de pagaiar com a recolha de lixo.

 

Além de pagaiar, os adeptos do kayak plogging recolhem o lixo que encontram no rio. Nada fica de fora: utensílios descartáveis, garrafas de plástico e embalagens vão para o saco e são, posteriormente, reciclados. A ideia sustentável de reaproveitar o lixo apanhado durante a prática desportiva é uma iniciativa que permite tornar os nossos rios mais limpos e atraentes.

 

O campeão do mundo Sérgio Maciel, do Viana Garças Clube, dá o exemplo e ensina os jovens a cuidar do ambiente “vou com os miúdos muitas vezes no fim dos treinos e em 10 ou 15 minutos surpreendem-se com a quantidade de lixo recolhida”.

 

O campeão Vianense refere que "O lixo afecta a nossa qualidade de vida, o desenvolvimento económico e os rios e oceanos poluídos prejudicam a fauna e a flora. O kayak plogging é simples, divertido e ao mesmo tempo que o praticamos contribuimos para uma comunidade mais limpa, mais ecológica e mais agradável".

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal

©2019 Peneda Gerês TV®

Se gosta da Peneda Gerês TV contribua com um donativo