Arcos de Valdevez | 10ª Semana Concelhia da Leitura

03/04/2019

Arrancou mais uma edição da Semana Aberta, tendo como figura central o arcuense Francisco Teixeira de Queiroz 


A décima edição da Semana Concelhia da Leitura arrancou esta segunda-feira, 1 de abril, desta vez sob o tema "Há Química entre nós". Esta iniciativa volta a trazer ao de cima inúmeras atividades programadas pelas bibliotecas da Autarquia, do Agrupamento e da Epralima, tendo sempre como objetivo principal a promoção de leitura e a aproximação da comunidade escolar ao público não escolar. Este ano a semana aberta assinala o centenário da morte do escritor arcuense Francisco Teixeira de Queiroz, falecido em 1919.


Natural de Arcos de Valdevez (1848), Teixeira de Queiroz cedo se afirmou como romancista e contista, sendo um fiel e representativo seguidor da escola naturalista/realista, de tal forma que António José Saraiva e Óscar Lopes, na História da Literatura Portuguesa, comparam o talento deste escritor ao de Eça de Queiroz, colocando-o como um dos mais importantes expoentes literários portugueses do seu tempo.


Na sessão de abertura, ocorrida na Casa das Artes, perante um auditório repleto, os alunos das escolas realizaram diversas performances, desde teatros, a leitura de poemas, a momentos musicais e de dança tendo sempre como base os textos de Francisco Teixeira de Queiroz.


O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, relevou a importância da realização deste evento para comunidade escolar em particular e o público em geral e enalteceu a obra de Francisco Teixeira de Queiroz, deixando patente a importância de “lermos os nossos”, já que ao faze-lo estamos a elevar a nossa cultura e as nossas raízes. Também deu conta do vasto programa de comemoração do centenário da morte de Teixeira de Queiroz.


A família do autor também esteve presente e deixou vários testemunhos acerca do mesmo, nomeadamente em relação à sua obra, aos seus hábitos, a várias passagens da sua vida e ao seu amor por Arcos de Valdevez.


O programa da Semana da Leitura, tal como em anos transatos, engloba encontros com escritores, contadores de histórias, ilustradores, sessões de leitura em voz alta, recitais e poesia, exposições, oficinas de expressão, workshops, laboratórios abertos e oficinas, jogos, teatro, cinema, ações ligadas com o ambiente e exposições, bem como o já sobejamente conhecido Concurso concelhio de Leitura Quintos Leitores.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal

©2019 Peneda Gerês TV®

Se gosta da Peneda Gerês TV contribua com um donativo