Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima a postos para a sua 15ª edição

23/05/2019

Nos últimos 15 anos, o Festival que viu por si passar mais de um milhão de visitantes, volta a abrir portas a 31 de maio, desta vez sob o tema “Jardins do Fim do Mundo”.

Do universo de propostas submetidas, o júri composto por especialistas nas áreas de Arquitetura Paisagista, Jardinagem, Espaços Verdes, Botânica, Artes Plásticas, e Design, selecionou 11 jardins, que se vão associar ao “Jardim de Microclimas” da Holanda, o mais votado pelos visitantes da última edição.

 

A par do referido vão fazer-se representar no evento, de maio a outubro de 2019, criações provenientes da Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, China, Espanha, Itália, Portugal e República Checa.

 

A história do projeto FIJ começou há década e meia com a requalificação deste espaço na margem direita do rio Lima, ocupando aquilo que era uma antiga quinta minhota, localizada entre as pontes romana e da Nossa Senhora da Guia.  De inspiração no famoso Festival de Jardins francês de Chaumont-Sur-Loire, o FIJ é um laboratório de criação contemporânea dentro do domínio dos jardins e criação, uma sucessão a caminho dos 15 ciclos, ainda em fase ascendente.

 

Por um lado, está patente ao FIJ uma preocupação em incentivar a criação artística, quer de artistas emergentes, quer de artistas já estabelecidos, proporcionando-lhes um espaço para exibição das suas obras, e também acompanhamento durante o processo de desenvolvimento físico e promoção dos projetos, por parte de uma equipa pluridisciplinar.

Por outro lado, o FIJ alavanca o momentum para alertar para os sintomas da crise ecológica, imaginando, através da prática artística, estratégias de regeneração ambiental, tendo em conta a configuração dos recursos materiais, e imateriais, como o imaginário, a cultura, e a memória, na distinção paisagística.

 

Comprometido com questões ambientais, o Festival Internacional de Jardins põe em marcha uma revolução silenciosa, sensibilizando a comunidade para a integração das artes em prol da sustentabilidade.

O Festival que marca tendências na área do “Garden Design”, alertando em paralelo para o risco de exploração intensiva de recursos sensíveis, tem sido premiado internacionalmente, destaque para a distinção “Garden Tourism Award” em 2013, em Toronto, no Canadá, e da seleção para integrar a comunidade do Europe for Festivals, Festivals for Europe, há dois anos atrás. 

 

O espaço já está a postos e em contagem decrescente para o 15º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que abre portas a 31 de Maio de 2019, para a edição intitulada de “Jardins do Fim do Mundo”.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal

©2019 Peneda Gerês TV®

Se gosta da Peneda Gerês TV contribua com um donativo