Alto Minho premiado com o galardão de Platina QualityCoast/Green Destinations

11/10/2019

O Alto Minho acaba de ser premiado com o galardão Platinum QualityCoast/Green Destinations Award (Destino Verde/Costeiro Platina), no seguimento de uma candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa Green Destinations Awards. O Prémio foi oficialmente entregue, ontem, dia 10 de outubro, durante o evento Global Green Destinations Day, que decorre na Croácia, ao vice-presidente da CIM Alto Minho, Víctor Mendes.

 

Este galardão reconhece a política de sustentabilidade e o trabalho das entidades do território rumo à sustentabilidade, bem como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima. O Alto Minho foi a primeira NUT III de Portugal continental a ser galardoada com Platina de acordo com os padrões do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). No país, além do Alto Minho, apenas existem dois destinos galardoados com platina, os Açores e a Região do Oeste, incluindo Torres Vedras. De referir que o Alto Minho, à semelhança do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), já tinha sido reconhecido em 2018 como Sustainable Destination Top 100.

 

O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, ​​a nível internacional, de acordo com critérios ambientais, socioeconómicos e culturais. O reconhecimento do Alto Minho foi obtido após um longo período de preparação, de relatórios e dossiers abrangendo mais de 100 critérios e indicadores de sustentabilidade divididos por seis temáticas (gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade), e uma auditoria independente no local. O prémio também é um reconhecimento dos esforços dos destinos, neste caso do Alto Minho, na manutenção da atratividade do seu turismo no futuro. Neste processo não são medidos apenas aspetos visíveis e tangíveis, como o património natural, mas também políticas e planos de gestão que tenham em atenção os princípios do desenvolvimento sustentável.

 

Importa ainda mencionar que o galardão QualityCoast/Green Destinations Platinum é um grande passo para a obtenção da certificação de desempenho sustentável do território, a qual é totalmente baseada em evidências e verificada de forma independente, de acordo com os padrões internacionais ditados pelo GSTC. Como melhoria para o futuro, e que pode contribuir para a certificação do território, foi recomendado que se apostasse no desenvolvimento de uma "economia verde", se envolvesse o setor privado na tomada de medidas de sustentabilidade e se promovesse o reconhecimento de boas práticas ambientais entre os empresários.

 

Sobre o Green Destinations

O programa de atribuição de galardão e certificação da Green Destinations desafia os destinos (municípios, regiões, áreas protegidas e propriedades privadas) a promover a gestão responsável de destinos de forma contínua e sustentada com o objetivo de estimular o sector do turismo a implementar práticas ambientais importantes. Os destinos participantes envolvem-se num sistema de gestão sustentável, com uma verificação independente de desempenho e progresso, a cada 2 anos, e recomendações de melhorias. A certificação Green Destinations (destinos verdes) é acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

 

Mais informações em www.greendestinations.org.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal

©2019 Peneda Gerês TV®

Se gosta da Peneda Gerês TV contribua com um donativo