Viana do Castelo comemora a Semana do Mar de 16 a 22 de novembro

05/11/2019

Enquadrado na promoção das linhas estratégicas inscritas na Agenda de Ciência e Conhecimento e na Agenda de Ambiente e Biodiversidade para o Quadriénio 2017-2021, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá destacar, na semana de 16 a 22 de novembro, o Mar Vianês, numa iniciativa marcada pela efeméride do Dia Nacional do Mar no arranque do evento.

 

A programação da Semana do Mar inclui visitas, experiências náuticas, saídas de campo, ateliês e aulas a bordo, com o objetivo de promover a literacia das diversas camadas da população para a importância que o Mar de Viana do Castelo teve na nossa história comum e a perspetiva de que é absolutamente determinante para o sentido de desenvolvimento que se pretende para o nosso território.

 

Recorde-se que Viana do Castelo detém três unidades de paisagem principais com especificidades próprias e que requerem abordagens científicas dedicadas. A promoção da literacia científica da população, pela sua aproximação à Ciência, aos cientistas e ao seu método, a divulgação dos trabalhos de investigação em desenvolvimento na região e dos seus resultados, e a promoção de atividades de Ciência Cidadã são objetivos que o Município pretende cumprir.

 

O Observatório do Litoral Norte – Laboratório para o Conhecimento do Mar de Viana do Castelo pretende constituir-se como um espaço de valorização turístico e educativo dos valores naturais e culturais patrimoniais do Mar de Viana do Castelo (ambiente marinho – infralitoral ao intertidal; e de transição – praia e duna), mas também de promoção e aprofundamento do conhecimento no domínio científico e/ou temático do Mar. Para além da promoção da literacia do Mar, pretende reforçar o esforço de investigação sobre o Mar de Viana do Castelo e contribuir para a aproximação dos cientistas às comunidades escolares e à população, aspetos essenciais para a promoção da proteção e conservação dos elementos naturais, e culturais classificados.

 

O Município de Viana do Castelo lembra que está em discussão pública, até 6 de dezembro, a proposta de Regulamento do Observatório do Litoral Norte – Laboratório Colaborativo para o Conhecimento do Mar de Viana do Castelo e que está disponível para consulta no Serviço de Atendimento ao Munícipe e na página eletrónica do município, em www.cm-viana-castelo.pt.

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal

©2019 Peneda Gerês TV®

Se gosta da Peneda Gerês TV contribua com um donativo