Arcos de Valdevez com orçamento de 31 Milhões de euros para 2020

08/11/2019

O Executivo Municipal arcuense aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2020, no valor de cerca de 31 milhões de euros.

 

Com este orçamento, o executivo pretende intensificar apoio social e bem-estar às famílias com menos recursos, à população idosa e aos jovens; fazer a valorização do património ambiental, histórico, desportivo e cultural; e reforçar a aposta na modernização, empreendedorismo e talento, bem como na fixação e atração de pessoas e investimento, visando a criação de rendimento e emprego, o reforço da atratividade e competitividade e a melhoria da qualidade de vida em Arcos de Valdevez.

 

Neste sentido, as Grandes Opções do Plano assumem, em 2020, um investimento aproximado de 20 milhões de euros, representando o maior investimento em funções sociais, com cerca de 12 milhões de euros, seguindo-se as funções económicas, com cerca de 6 milhões de euros. O restante será para as despesas gerais.

 

O ano 2020 ficará assim marcado pela conclusão e lançamento de projetos de investimentos de elevado relevo para o concelho e para os arcuenses, dos quais a expansão das redes de abastecimento de água e saneamento; a melhoria da rede de estradas; a requalificação e revitalização de espaços públicos; a abertura da Oficina de Criatividade Himalaya; o início da obra no Espaço da Memória Valdevez; o alargamento da rede de equipamentos culturais e desportivos; a expansão da rede de fibra ótica nas freguesias; a modernização das escolas; a construção de mais apartamentos para arrendamento jovem; a dinamização do programa Repovoar; a ampliação dos parques empresariais; a dinamização do Centro de Apoio Tecnológico à Indústria em parceria com o IPVC; a criação de espaços de comercialização de produtos locais e de divulgação das potencialidades do concelho, as esplanadas do Vez, o espaço de promoção do Vinho Verde e o parque de autocaravanismo na Lamela. Será ainda melhorada a rede de ecovias, passadiços e miradouros; serão abertos o Parque Biológico na Porta do Mezio, o Centro de Biodiversidade de Sistelo e o Posto de Turismo na Peneda.

 

Todo este investimento será potenciado pelo Município e vários parceiros, através da atribuição de incentivos financeiros e da realização de vários eventos de cariz social, económico, cultural, desportivo e recreativo.

 

Para o Presidente da Câmara Municipal “Este Orçamento é mais uma etapa na consolidação de Arcos de Valdevez como um concelho sustentável e com oportunidades para todos, assumindo a continuidade do projeto de construção de um concelho mais inclusivo e social, mais inovador, mais verde e sustentável, mais próximo e competitivo e mais conectado.”

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal