“VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Aplicação de um kit pedagógico com crianças em idade escolar”

22/11/2019

 Esta semana, o Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica/Recomeçar + perto, valência do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, que atua no distrito de Viana do Castelo, realizou uma visita às crianças em idade pré-escolar dos Agrupamentos de Escolas de Melgaço e Monção, no sentido de se colocar em prática a atividade mais inovadora deste projeto.

Foi criado um kit pedagógico composto por um jogo de tabuleiro, uma roleta da casa dos afetos, um puzzle, um jogo da memória, um cenário de fantoches e um caderno de colorir para ser utilizado com crianças em idade pré-escolar (entre os 3 e os 6 anos de idade), uma vez que, nesta etapa, estas vivenciam uma fase de desenvolvimento propícia a novas aprendizagens e que o contexto escolar é um espaço com grande potencial para se implementarem medidas promotoras de igualdade de género e não violência.

Os jogos desenvolvidos com as crianças de Melgaço e Monção corresponderam às expectativas e todas as educadoras reforçaram a importância de abordar a temática da violência doméstica e igualdade de género com os mais pequeninos. Está prevista a formação de vários agentes educativos que lhes permita, depois, a aplicação deste kit junto das crianças com quem trabalham.

 Importa ainda referir que a apresentação pública deste kit vai realizar-se no próximo dia 29 de novembro, pelas 14H00 nas instalações da ETAP – Escola Profissional de Valença estando, por isso, toda a comunidade convidada em participar no evento.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Please reload

Please reload

Ponte da Barca - 4980-611
Portugal