Viana do Castelo já garantiu 24.616 carregamentos de viaturas elétricas em nove anos

09/01/2020

Ao longo dos últimos nove anos, Viana do Castelo já garantiu 24.616 carregamentos de viaturas elétricas nos 11 postos disponíveis. Entre 2011 e 2019, o número de carregamentos tem vindo a crescer de forma exponencial.

 

Assim, se em 2011 apenas foram feitos 54 carregamentos nos postos existentes para carregamento de viaturas elétricas, em 2018 foram garantidos 8.508 carregamentos e em 2019 o número foi de 6.589.

No que concerne ao número de utilizadores, já totalizaram um total de 1.339 nos últimos nove anos. Em 2011, foram apenas 3 os utilizadores a usufruir do serviço, mas em 2018 os utilizadores ascenderam a 521 e em 2019 foram 297.

 

Face a esta crescente utilização dos postos de carregamento elétricos em Viana do Castelo, só em 2019 foi evitada a emissão de mais de 53.199 quilos de CO2. 

 

Também a frota municipal já conta com um total de 12 carros elétricos e o objetivo é renovar todo o parque automóvel do município até 2021.

 

Atualmente, o Município dispõe de 2 miniautocarros elétricos, uma viatura ligeira de mercadorias de dois lugares, cinco viaturas ligeiras de passageiros, duas viaturas mistas de cinco lugares e duas viaturas ligeiras de passageiros híbridas. A substituição da frota automóvel por veículos “mais amigos do ambiente” é uma das 30 medidas da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

 

Recorde-se que, em 2010, foi instalado o primeiro ponto de carregamento para veículos elétricos em Viana do Castelo, no âmbito da Rede Piloto para a Mobilidade Elétrica Mobi.E. A mobilidade elétrica é um importante contributo para a mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética no transporte. Atualmente, a MOBI.E está presente em mais de 50 municípios de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira e conta com mais de 1.250 pontos de carregamento.

 

Para promover a mobilidade mais sustentável, no passado mês de dezembro a Câmara Municipal aprovou a prorrogação do prazo de implementação das medidas previstas no Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) em Viana do Castelo. Trata-se de um conjunto de ações que integram diversas reduções e isenções nos transportes públicos.

 

Tendo como slogan “MOB.E-TE: Pela Sustentabilidade; Pelo Ambiente; Por Viana”, o programa “tem por objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social” e, em Viana do Castelo, este programa garante, nomeadamente, a gratuitidade do transporte escolar aos alunos do ensino secundário.

 

O programa integra ainda a redução em 50% do custo do bilhete ou passe aos utentes que utilizam os miniautocarros que circulam no centro da cidade de Viana do Castelo; e a introdução da gratuitidade para utilizadores da rede da concessão dos transportes urbanos entre o Parque de Estacionamento do Campo d’Agonia (PECA) e a Zona de Atividades Económicas da Praia Norte (Praia do Coral). Em causa está também a redução em 50% do custo do bilhete ou passe dos utilizadores da rede da concessão dos transportes urbanos para as zonas industriais do Neiva, 1ª e 2ª fases e Alvarães, e Meadela.

 

O programa teve início em 2019 e prolonga-se em 2020 porque o próximo Orçamento de Estado prevê financiamento para o Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta do Transporte Público.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

©2020 Peneda Gerês TV

Se gosta da Peneda Gerês TV contribua com um donativo

In.CUBO - Gabinete 14

4970-786 Arcos de Valdevez