Fernanda Pinto Fernandes

10 de nov de 20221 min

Arcos de Valdevez quer aumentar número de habitações no concelho para arrendamento acessível

Na Estratégia Local de Habitação de Arcos de Valdevez, a Câmara Municipal definiu, como um dos pilares de atuação, o mercado de arrendamento, nomeadamente o aumento de habitações para arrendamento a valor acessível.

No Programa Municipal de Apoio às Rendas, a Câmara Municipal aprovou dois tipos de apoios.

No primeiro tipo de apoio, "a Câmara Municipal pretende apoiar as famílias, subsidiando a renda da habitação própria e permanente, procurando facilitar e aumentar o acesso à habitação com renda acessível.", declaram.

Através do segundo programa, o RAV - Programa Renda Acessível em Valdevez, "a Câmara Municipal pretende celebrar contratos de arrendamento com os/as proprietários/as, de habitação, a valores mais baixos do que os praticados atualmente pelo mercado de arrendamento, concedendo ao respetivos proprietários isenção de IRS e Isenção de IMI. Depois, a Câmara Municipal irá subarrendar essas habitações a valores mais baixos a famílias com necessidades de forma a as apoiar a terem a sua habitação a custos acessíveis.", explicam.

Com estas medidas, "o Município irá dar respostas a muitas das necessidades identificadas ao nível da habitação, proporcionando às famílias mais e melhores condições de habitação, contribuindo para a fixação e atração de pessoas para o concelho.", concluem.

Toda a informação sobre estas medidas está disponível no site da Câmara em www.cmav.pt e nos serviços de ação social do Município através dos contactos 258 520 504 ou social@cmav.pt.

    0