Fernanda Pinto Fernandes

mar 81 min

Municípios do Alto Minho vão trabalhar políticas comuns de juventude

Cativar a juventude para um envolvimento mais consistente na participação e decisão públicas tem-se revelado um grande desafio. Partindo desta premissa, o Município de Vila Nova de Cerveira foi, esta quinta-feira, anfitrião da primeira reunião para a criação de um grupo de trabalho distrital no âmbito de juventude. O objetivo passa por partilhar e concretizar ideias de participação conjunta em atividades dirigidas ao setor.

"O facto desta primeira reunião ter acontecido em Vila Nova de Cerveira não é acaso, pois o executivo municipal liderado por Rui Teixeira tem elencado como prioritária a implementação de políticas que vão ao encontro às reais necessidades dos jovens, aproveitando a sua energia e potencial para o desenvolvimento do território", justifica nota da autarquia.

 

Considerado o ponto de partida para uma ação concertada das políticas de juventude alto-minhotas, este encontro distrital contou com a presença dos técnicos responsáveis pela área, que expuseram as dificuldades transversais a todos os municípios em conseguir envolver a juventude nas atividades propostas, manifestando vontade e pugnando pela necessidade de delinear um plano concertado mais abrangente que comprometa os mais jovens.

 

"Além de ser imprescindível conhecer as prioridades da juventude para adequar as iniciativas concelhias/distritais, auscultando-os e incentivando-os à reflexão das questões mais prementes para uma maior cooperação, os técnicos municipais presentes destacaram ainda o papel fundamental das associações e coletividades com jovens", revela.

 

Este grupo de trabalho distrital da juventude vai manter reuniões periódicas, estando a próxima já agendada para Viana do Castelo.

 

    0