Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Reciclagem dinamiza a Porta de Lamas de Mouro


Natureza e reciclagem de mãos dadas no PNPG.

A Porta de Lamas de Mouro tem agora outro encanto: a envolvente está preenchida de várias obras de arte, resultado da reciclagem de diversos materiais. Reinventando-os e dando-lhes formas representativas de animais e de elementos da natureza, Anabela Garelha e Salda Silva, utilizaram os materiais mais simples e os menos frequentes, para criar esta original exposição, a qual intitularam de Reutiliz’Art.

Coelhos, mochos, esquilos, cogumelos e casas, são algumas das representações que dinamizam o espaço durante todo o verão. A mostra, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), surge num contexto de responsabilidade ambiental e social, assumindo-se como uma ação que potencia os valores e atitudes do respeito pela natureza e a preservação dos seus recursos.

A PORTA DE LAMAS DE MOURO

Enquadrada num ambiente natural paradisíaco (destacando-se a diversidade florística), com diversos espaços de recreio, repouso, banho e merendas, e um conjunto de infraestruturas e equipamentos de apoio (sanitários/balneários, parque de merendas, parque de campismo, etc), a Porta de Lamas de Mouro, assume-se como um local de especial interesse para quem visita a região.

Inaugurada em 2004, esta foi a primeira das cinco ‘Portas’ previstas para o PNPG. Apresenta-se como um espaço privilegiado para o primeiro contacto do visitante com o Parque, denotando também uma vertente mais formativa que visa um turismo sustentável e a preservação da natureza. Afirma-se ainda como um importante polo de desenvolvimento regional, promovendo produtos locais.

O que fazer?

Percorrer os seus três edifícios e diversos espaços ao ar livre, que abrangem um total de cerca de dez hectares. Na receção é possível recolher informação privilegiada sobre todas as vertentes do Parque, com destaque para os percursos pedestres. No mesmo edifício, existe a oportunidade para um café ou para assistir a alguma palestra que esteja a decorrer no auditório.

Na Oficina Temática, existe um espaço mais vocacionado para atividades lúdico-pedagógicas, com salas dedicadas à pintura, desenho e reutilização de materiais.

O local possibilita também a visualização de uma interessante exposição intitulada ‘Ordenamento do Território’.

#natureza

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV