Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Viana do Castelo e Cineclube do Porto juntam-se em projeto


A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária de executivo, o protocolo a celebrar com o Cineclube do Porto para apoiar o restauro de um filme de 1959 sobre o “Auto de Floripes”. O investimento rondará os 13 mil euros tendo em conta a restauração da obra cinematográfica que foi produzida pela secção Experimental do Clube Português de Cinematografia - Cineclube do Porto. O filme “retrata a peça de teatro popular com o mesmo nome, que se representa anualmente, em 05 de agosto, no Lugar das Neves, uma convergência de três freguesias pertencentes ao concelho de Viana do Castelo: Barroselas, Mujães e Vila de Punhe", segundo o que é afirmado no protocolo.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo considera o Auto de Floripes como sendo parte integrante do património cultural imaterial português e a que a iniciativa do seu restauro promove o reconhecimento da obra do século XX e que ajuda a preservar a memória.

Na proposta, é indicado que o filme, apresentado em 1961, foi realizado a partir de uma ideia original de Henrique Alves Costa, sendo uma obra coletiva de António Reis, Luís Ferreira Alves, Henrique Alves Costa, Lopes Fernandes, Fernando Ferreira e Virgílio Moreira.

O Clube Português de Cinematografia - Cineclube do Porto, em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu de Cinema, deu início, no princípio de 2019, ao processo de investigação sobre o filme e de análise do estado da película, bem como ao processo de restauro e digitalização da mesma película para produção videográfica (edição em DVD e em DCP), acompanhada de edição de uma brochura explicativa com textos de personalidades relevantes na área e testemunhos de intervenientes no filme.

#cultura #local

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV