Viana do Castelo investe mais de 240 mil euros para promover desportos náuticos nas escolas do conce
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo investe mais de 240 mil euros para promover desportos náuticos nas escolas do conce


A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, atribuir mais de 240 mil euros a diversos clubes que são parceiros da autarquia na promoção dos projetos desportivos Náutica nas Escolas, Náutica para Todos e Natação nas Escolas do 1º CEB.

Viana do Castelo investe mais de 240 mil euros para promover desportos náuticos nas escolas do concelho | Peneda Gerês TV

O executivo aprovou, assim, atribuir mais de 162 mil euros para que quatro clubes promovam o projeto Náutica nas Escolas, que desenvolve os desportos náuticos nas escolas básicas e secundárias do concelho. O Município tem mantido a promoção das atividades náuticas conjuntamente com agrupamentos escolares e os clubes náuticos e, para assegurar o desenvolvimento das modalidades em meio escolar, nos Centros Náuticos da Canoagem, Remo, Vela e Centro de Alto Rendimento do Surf, integradas no currículo da disciplina de educação física, torna-se necessário que sejam disponibilizados os meios técnicos, as instalações e equipamentos necessários pelos clubes.

Assim, a autarquia vai transferir uma verba mensal para o Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Club, VRL – Viana Remadores do Lima e Surf Clube de Viana.

A Câmara Municipal volta também a firmar protocolo com a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo para promoção do projeto Náutica para Todos. A autarquia tem perspetivado a inclusão nas atividades curriculares na expressão físico motora, da natação no 1º CEB e da náutica na disciplina de educação física, no 2º e 3º ciclos, adaptadas, em todos os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula.

Considerando o apoio aos 42 alunos de turmas do ensino básico de 6 agrupamentos de escolas e a pretensão de se alargar a todos os agrupamentos de escolas a prática curricular da natação e das atividades náuticas aos alunos com deficiência, o protocolo do projeto é renovado no valor de 5.000 euros mensais, no presente ano letivo, num apoio global de 50.000 euros.

Para o projeto de Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB), o executivo deliberou atribuir 2.857 euros mensais a distribuir entre Escola Desportiva de Viana e Viana Natação Clube, para que todos os alunos do 1º ciclo tenham acesso ao ensino da natação, numa atividade integrada nos currículos, somando um apoio global de 28.570.

0 comentário
bottom of page