top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

540 alunos de Viana do Castelo consomem mensalmente pratos 100% vegetais

De acordo com o Município vianense, todos os meses, 540 alunos das escolas de Viana do Castelo participantes no “Desafio Super S” têm consumido refeições 100% vegetais, equilibradas, saborosas e sustentáveis.



O refeitório escolar é um espaço de experimentação de novos sabores, de aprendizagens não formais no que toca ao respeito pelos alimentos e ao desenvolvimento de atitudes positivas face a novos sabores. Nesse sentido, o desafio n.º 1 do “Super S” alia a promoção da saúde com o respeito pelo ambiente ao incentivar o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal, com o objetivo de desenvolver nas crianças o gosto por pratos à base de leguminosas e seus derivados.


Com esta refeição 100% vegetal, proporcionada mensalmente, é promovido, junto das crianças, o conhecimento de que estas refeições também podem ser completas, saudáveis e amigas do ambiente.


Recorde-se que, em outubro passado, a Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou o “Desafio Super S” às escolas do concelho. A autarquia criou três desafios às escolas do primeiro ciclo de ensino básico e jardins de infância da rede pública com o objetivo de promover uma alimentação ainda mais saudável e sustentável para as crianças.


Assim, o “Desafio Super S” consiste em três desafios diferentes que podem ser desenvolvidos em conjunto ou separadamente por qualquer professor/educador dos estabelecimentos de ensino do concelho.

O Desafio número 1 diz que “Vamos aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal”, que consiste em escolher um dia por mês para fornecer a refeição do almoço unicamente com alimentos de origem vegetal. A refeição poderá ser a ementa vegetariana do dia, conforme a ementa única do Município ou outra igualmente composta com alimentos de origem vegetal, aprovada pela nutricionista municipal.


O Desafio número 2 propõe “Vamos promover lanches saudáveis e sustentáveis através do consumo de frutas da época e hortícolas nos lanches!”, que consiste em promover o consumo de frutas da época, nos lanches que os alunos trazem de casa, um dia por semana, preferencialmente às quartas-feiras, e a inclusão de hortícolas nos lanches, também uma vez por semana, preferencialmente às quintas-feiras.


Já o Desafio número 3, “Vamos reduzir o desperdício!”, consiste em adotar, no mínimo, duas medidas de combate ao desperdício de alimentos no refeitório escolar. As escolas podem escolher desde medidas de educação alimentar dirigidas aos alunos, monitorização do desperdício, entre outras.




0 comentário
bottom of page