8ª Corrida de S. Silvestre enche centro histórico de Viana do Castelo com 1400 atletas
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

8ª Corrida de S. Silvestre enche centro histórico de Viana do Castelo com 1400 atletas



Oitava edição da Corrida de S. Silvestre acontece este sábado, 26 de fevereiro, a partir das 17h30, e conta já com cerca de 1400 atletas, um número recorde, segundo a organização.


Em 2022, 2023 e 2024 a prova conta com o mote “Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto” e conta com um apoio financeiro de 5.000 euros por parte do município, para além de todo o apoio logístico. O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, diz haver vontade em “robustecer” esta prova nas próximas edições. “Queremos que a Corrida de S. Silvestre perdure nos próximos anos e, se calhar, robustecer um bocadinho mais a prova, para que seja mais do que uma corrida e possa assumir-se como um fim de semana lúdico para as famílias”, frisou ainda.


Ricardo Rego, assume que esta é “uma prova mítica para Viana do Castelo” e, para além da vertente competitiva, esta assume-se como uma prova forte em termos de lazer.


“Como estamos a assinalar o Carnaval, juntamos neste fim de semana esta prova desportiva e uma vertente cultural, para que quem nos visita neste sábado possa cá ficar mais tempo e usufruir da nossa magnífica cidade”, considerou o vereador.


O responsável da Xlife Events, entidade promotora, Aires Rocha, refere que já contam com 1.300 atletas inscritos para a prova principal, terminando as inscrições esta quarta-feira. Para a Corrida de S. Silvestre Kids está já garantida uma centena de participantes. Destes números, destaque para cerca de 200 atletas vindo da vizinha Galiza. “Graças às condições meteorológicas previstas, será um sábado perfeito para a prática desportiva”, referiu o responsável pela organização do evento.


Estes números são, para a organização, “um sucesso” e reveladores de “uma prova muito competitiva” que conta com a atletas de elite a nível nacional, do Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Sporting Clube de Braga, entre muito mais, para uma corrida “muito rápida”. “Esta prova já é conhecida a nível nacional. É uma prova muito competitiva. Contamos com a presença do Hélio Gomes, que já venceu várias vezes esta prova e que tem o recorde da corrida, com 28 minutos e 39 segundos”, considerou.


Para preparação e realização da prova, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra terá trânsito cortado entre as 6h00 e as 20h00. Na hora da prova, serão ainda cortadas e condicionadas várias artérias do centro histórico, nos mesmos moldes das edições anteriores.

Os primeiros lugares, masculinos e femininos, recebem um prémio de 500 euros; o segundo lugar, masculino e feminino, 300 euros; e o terceiro lugar terá direito a 150 euros, em masculinos e femininos. Para outros escalões, os prémios são variados e incluem ofertas no comércio local.


Da Associação Mobilitas, Jorge Pereira, responsável pela Corrida de S. Silvestre Kids, considerou que esta é uma prova “cada vez mais forte no panorama regional e nacional” e que a edição infantil, para crianças e jovens entre os 5 e 14 anos, inicia às 16h45. Com 1 quilómetro de extensão, esta prova conta já com uma centena de inscrições e tem “um cariz solidário e de sensibilização para o desporto” já que os 3 euros da inscrição revertem integralmente a favor do “Martin, o Guerreiro”.


O atleta de elite do Sporting Clube de Portugal, Hélio Gomes, que já venceu várias vezes a Corrida de S. Silvestre, frisou a importância da edição “kids”, assumindo que, como atleta, faz questão de vir mais cedo “para apoiar os miúdos”.


A Corrida de S. Silvestre de Viana do Castelo será transmitida em direto, a partir das 15h00, através das redes sociais.





bottom of page