AADIC aborda importância de saber quantos portugueses sofrem de insuficiência cardíaca
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

AADIC aborda importância de saber quantos portugueses sofrem de insuficiência cardíaca



No próximo dia 13 de dezembro, a AADIC - Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca realiza uma sessão online subordinada ao tema “Insuficiência Cardíaca em Portugal – Quantos Somos?” A sessão, marcada para as 21h30, vai abordar a importância do estudo PORTHOS para avaliar a prevalência desta doença na população portuguesa.

Falar sobre a importância de estudar e determinar a prevalência da Insuficiência Cardíaca (IC) na população portuguesa, para "melhor compreender a epidemiologia e com isto projetar melhores decisões clínicas, cuidados e políticas de saúde", é o principal objetivo deste webinar promovido pela AADIC.


Este webinar vai ser transmitido exclusivamente na página de Facebook e Site da AADIC, e conta com as participações de: Rui Baptista, cardiologista, coinvestigador do Estudo PORTHOS; Susana Ramalho, engenheira, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Serpa; e Liliana Ribeiro, Assistente Técnica da UCSP Serpa - ULS do Baixo Alentejo. A moderação está a cargo da Dra. Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC.


Na sua intervenção, Rui Baptista, coinvestigador do Estudo PORTHOS, vai falar sobre a relevância deste projeto, que é o maior rastreio gratuito para estudar a prevalência real e caracterizar clinicamente a IC em Portugal. A iniciativa está, atualmente, a percorrer o nosso país para avaliar o número de pessoas (prevalência) que sofrem de IC.


Sobre este tema e para apresentar uma perspetiva mais próxima das populações, Susana Ramalho vai fazer uma reflexão sobre o papel dos municípios para contribuir para o avanço da ciência médica e melhorar a saúde da comunidade; enquanto que Liliana Ribeiro vai falar sobre a importância da UCSP Serpa-ULSBA na proximidade aos utentes.

De relembrar que o último estudo de prevalência realizou-se há mais de 20 anos e a comunidade médica tem baseado o desenvolvimento do seu trabalho em projeções feitas no início do século. Na época, estimou-se que possam existir atualmente cerca de 400 mil

portugueses com Insuficiência Cardíaca, com a perspetiva de este número vir a sofrer um

aumento de 30 por cento até 2034.


Sobre a AADIC

A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) reúne doentes, familiares e amigos, e tem por objetivo promover, incentivar, orientar e dar apoio na área da Insuficiência Cardíaca, nomeadamente através da informação à população e promoção de melhores cuidados de saúde para esta condição.


Atualmente, é suportada por um conselho técnico científico e por cerca de 200 associados de norte a sul do país, mas mantém a ambição de atingir os 500 sócios até ao final do ano.


Sobre a Insuficiência Cardíaca

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma condição grave de saúde, que se caracteriza pela incapacidade de o coração bombear sangue para o corpo em quantidade suficiente. Esta incapacidade faz com que o sangue não forneça os nutrientes e oxigénio em quantidade suficiente ao organismo para que este funcione normalmente.


A IC desenvolve-se, geralmente, devido a outro problema de saúde como, por exemplo, hipertensão arterial, enfarte do miocárdio ou problemas coronários. Apesar de se poder desenvolver em qualquer idade (devido a outras doenças que afetam o coração), é mais comum com o avançar da idade.




0 comentário
bottom of page