Alto Minho acolhe iniciativa de capacitação técnica de operacionais na prevenção e combate a fogos | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Alto Minho acolhe iniciativa de capacitação técnica de operacionais na prevenção e combate a fogos

De 10 a 17 de fevereiro, o Alto Minho acolhe a iniciativa "ALTO MINHO TREX", um evento que vai reunir, durante uma semana, técnicos oriundos de vários países para abordar temas relativos à prevenção e combate aos incêndios, assim como as alterações climáticas.




O Alto Minho TREX 2023 é um evento de intercâmbio promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e pela organização "The Nature Conservancy", com o apoio dos municípios do Alto Minho, "dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo, nacionais e estrangeiros, contando este ano com a colaboração de especialistas de queima prescrita dos serviços dos Estados Unidos da América.", adianta a CIM Alto Minho em nota de imprensa.


A iniciativa decorre de 10 a 17 de fevereiro e conta com a colaboração e o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu. Para além do uso do fogo, "os técnicos oriundos de vários países, estarão reunidos durante sete dias em regime de internato, onde abordarão temas como a ecologia do fogo, organização e gestão de incidentes (ICS - Incident Command System/ IMT - Incident Management Team), pirometeorologia e gestão do fumo e seus impactos.", explica a mesma nota.


Nos diversos dias, até ao dia 17 de fevereiro, serão realizadas ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados do Alto Minho e, a 16 de fevereiro, será promovido um workshop dedicado à temática do "Direito no Uso do Fogo".

ALTO MINHO FIRECAMP A DECORRER EM ARCOS DE VALDEVEZ


Hoje, dia 9 de fevereiro, e amanhã, dia 10, decorre também o Alto Minho FIRECAMP 2023, um evento bienal promovido pela CIM Alto Minho e considerado "o maior evento nacional dedicado ao estudo dos fogos florestais no contexto dos riscos e das alterações climáticas" e que, de acordo com a entidade promotora "constitui um espaço de excelência, onde se juntam operacionais das diversas unidades de combate e prevenção, técnicos e responsáveis políticos de vários países, para o intercâmbio de conhecimentos e técnicas." Esta iniciativa decorre nas instalações da Casa das Artes, em Arcos de Valdevez.

Esta será uma semana totalmente dedicada ao que melhor se faz ao nível regional, nacional e internacional em matéria de investigação, prevenção e combate aos incêndios, tendo como tónica o uso do fogo e as alterações climáticas.

Ambas as iniciativas, o Alto Minho TREX 2023 e o Alto Minho Firecamp 2023, enquadram-se no projeto ‘Protec|Georisk: Alto Minho 2020’, promovido pela CIM Alto Minho e apoiado pelo PO SEUR.






0 comentário
bottom of page