Alto Minho recebeu renovação da certificação da Carta Europeia de Destino Sustentável
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Alto Minho recebeu renovação da certificação da Carta Europeia de Destino Sustentável



O Alto Minho recebeu hoje, dia 2 de dezembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a renovação da certificação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

Recorde-se que a renovação deste certificado tinha sido desenvolvida ao abrigo do projeto “Aldeias do Alto Minho - Walking & Cycling”, que foi apoiado pelo Turismo de Portugal no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, tendo sido aprovada pela Comissão de Avaliação da Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais - Federação EUROPARC, aquando da respetiva reunião datada de 17 de dezembro de 2021.


Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, “este reconhecimento é o corolário de um profícuo trabalho que envolveu atores locais, públicos e privados, e que valoriza um território único e dotado de uma cultura e de uma identidade muito próprias”. “Estamos certos de que é mais um contributo, muito forte, para tornar esta região cada vez mais sustentável e diferenciada, para desenvolver a economia local e, naturalmente, para atrair ainda mais visitantes para o Alto Minho”, reconhece Manoel Batista.

Refira-se que a realização deste trabalho conjunto culminou com a apresentação pública do dossier de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho (CETS AM), com especial enfoque para a Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável e para o Plano de Ação para o período 2021-2024, a 31 de maio de 2021, no Cineteatro de Vila Nova de Cerveira, no decurso da reunião do Fórum Permanente de Turismo Sustentável.


Submetido em maio de 2021, o processo de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho foi posteriormente analisado por um comité de avaliação, tendo sido proposta a renovação do certificado em outubro do mesmo ano, na sequência de uma visita de um auditor da Federação EUROPARC ao território do Alto Minho.

A celebração da renovação deste galardão europeu decorreu hoje, no Parlamento Europeu, aquando da ECST & STAR Award Ceremony 2022, na qual o território do Alto Minho esteve representado, e que, "pela primeira vez, para além de celebrar o sucesso dos destinos sustentáveis premiou empresas que neles operam.", refere a CIM Alto Minho em comunicado. Assim, na qualidade de promotor da CETS do Alto Minho, a CIM Alto Minho recebeu o galardão de destino sustentável referente ao território, enquanto que a Exploreiberia, marca comercial da Elos da Montanha, recebeu o reconhecimento STAR Awards – Building my Community, pelo trabalho que, quer individualmente, quer em parceria, tem vindo a desenvolver no território do Alto Minho em prol do turismo sustentável.

O processo da CETS do Alto Minho pode ser acompanhado através do website www.cets.altominho.pt.


Toda a informação relativa à cerimónia pode ser consultada através do link: https://www.europarc.org/sustainable-tourism/awards/charter-award/ecst-award-ceremony-2022/ .



0 comentário
bottom of page