Alto Minho revalida a platina da Green Destinations
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Alto Minho revalida a platina da Green Destinations



O galardão Platinum Green Destinations Award (Destino Verde Platina) foi entregue pela segunda vez ao Alto Minho, no seguimento da renovação da candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa Green Destinations Awards.


O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com critérios ambientais, culturais, económicos, sociais e de gestão. O reconhecimento do Alto Minho foi obtido após um longo período de revisão de informação, iniciativas e projetos de forma a responder aos mais de 100 critérios e indicadores de sustentabilidade, divididos por seis temáticas (gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade).


Este galardão reconhece, assim, a política de sustentabilidade e o trabalho das entidades do território rumo à sustentabilidade, bem como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.


Esta distinção, reforça a CIM Alto Minho, "também é um reconhecimento dos esforços dos destinos, neste caso do Alto Minho, na promoção da sustentabilidade turística do território. Neste processo não são medidos apenas aspetos visíveis e tangíveis, como o património natural, mas também políticas e planos de gestão que tenham em atenção os princípios do desenvolvimento sustentável."


O galardão Green Destinations Platinum é "um grande passo para a obtenção da certificação de desempenho sustentável do território, a qual é totalmente baseada em evidências e verificada de forma independente, de acordo com os padrões internacionais ditados pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC)", salientam.

De referir que o Alto Minho integra desde 2018 a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo no âmbito da iniciativa Top 100 Sustainable Destinations.


Sobre o Green Destinations:

O programa de atribuição de galardão e certificação da Green Destinations desafia os destinos (municípios, regiões, áreas protegidas e propriedades privadas) a promover a gestão responsável de destinos de forma contínua e sustentada com o objetivo de estimular o setor do turismo a implementar práticas ambientais importantes. Os destinos participantes envolvem-se num sistema de gestão sustentável, com uma verificação independente de desempenho e progresso, a cada 2 anos, e recomendações de melhorias. A certificação Green Destinations (destinos verdes) é acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Mais informações em www.greendestinations.org.





0 comentário
bottom of page