Alto Minho Trex promove reflexão sobre "O Direito no Uso do Fogo" | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Alto Minho Trex promove reflexão sobre "O Direito no Uso do Fogo"

Realiza-se amanhã, 16 de fevereiro, pelas 14h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura, um workshop dedicado à temática "O Direito no Uso do Fogo", que contará com o testemunho de representantes do Ministério Público, da Polícia Judiciária e da Guarda Nacional Republicana. A ação insere-se na 3.ª edição do “ALTO MINHO TREX 2023 | Traditional Fire Training Exchange”, que está a decorrer desde dia 10 até 17 de fevereiro.




Bombeiros e outros operacionais combatendo fogo controlado num monte

Promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), com o apoio dos municípios seus associados e com o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu, o Alto Minho Trex 2023 é dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo, nacionais e estrangeiros, e conta com a colaboração de especialistas de queima prescrita dos serviços da The Nature Conservancy, dos Estados Unidos da América.

bombeiros e outros operacionais reunidos em círculo na floresta

Para além das ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados do Alto Minho, em curso, no workshop de amanhã serão abordados temas como a "Evolução da legislação sobre o uso do fogo em Portugal"; "O crime do uso do fogo desde a perspetiva da investigação"; "A evolução da causalidade de incêndios rurais em Portugal" e "O crime por negligência no uso do fogo pelos idosos". "Exemplos de assuntos que darão mote para esta reflexão que se pretende construtiva e participada", perspetiva a organização do evento em nota de imprensa.

grupo de homens debruçados sobre um painel olhando para o centro

Apesar de o público-alvo serem os agentes da proteção civil, técnicos de fogo controlado/fogo prescrito, gestores do território, produtores pecuários, agricultores, gestores de zonas de caça, responsáveis políticos, elementos da comunidade e da academia, "este evento é aberto à população em geral, sendo a participação gratuita e não sujeita a inscrição prévia – não obstante, o número de participantes estar limitado à capacidade das instalações.", informa a CIM Alto Minho.

homens e mulheres abrindo regos com sacholas no monte

Mais informações referentes ao Alto Minho Trex 2023 disponíveis aqui.



0 comentário
bottom of page