Alunos do Alto Minho mostram o que valem a cantar ao desafio este sábado em Vila Praia de Âncora
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Alunos do Alto Minho mostram o que valem a cantar ao desafio este sábado em Vila Praia de Âncora



A Tour de Concertos do projeto "De Repente, Canta a Gente" continua a mostrar os novos talentos da chamada "Desgarrada" ou "Canto ao Desafio", desta feita, no Cine-Teatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, no próximo sábado, 13 de novembro. Espetáculos começam às 16 horas e vão contar com a presença de Augusto Canário, Cândido Miranda e Naty Vieira. Entrada gratuita!


A Tour de Concertos “De Repente, Canta a Gente”, na qual jovens do Alto Minho, acompanhados dos mais consagrados músicos repentistas portugueses, têm a oportunidade de mostrar o seu talento no Canto ao Desafio, vai marcar presença, este fim de semana, em Caminha.


No total, mais de 400 jovens aceitaram o desafio de aprender as técnicas desta arte (também designada por Desgarrada) que é considerada património cultural imaterial da região. Cerca de 200 alunos passaram à fase de concertos em tour pelo Alto Minho e agora têm tido a oportunidade de mostrar publicamente aquilo que aprenderam. Em causa está a iniciativa “De Repente, Canta a Gente”, que consiste num programa inédito de captação de talentos, que pretende divulgar e ensinar aos jovens da região esta forma de canto tradicional. Depois de terem sido alvo de ações de capacitação, lideradas pelo cantador Augusto Canário, os participantes integram agora uma tour que engloba uma série de 10 concertos que vão mostrar, em cada um dos concelhos do Alto Minho, os novos talentos do Canto ao Desafio.

Os concertos, um por cada concelho do Alto Minho, vão decorrer até 21 de novembro, sendo que no final deste mês terão lugar dois grandes eventos: uma conferência e um concerto final, ambos no Centro Cultural de Viana do Castelo, que reunirão um conjunto alargado de cantadores e especialistas em repentismo oriundos de várias regiões do país, que serão desafiados a cantar quadras soltas.


O projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), e a sua ação envolve os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.




0 comentário
bottom of page