top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Alunos vianenses premiados na fase municipal do Concurso Nacional de Leitura 2023

Os vencedores desta fase irão representar o concelho na fase intermunicipal que se realizará em Melgaço, a 26 de abril.




Vereador da Cultura posando para a foto com os alunos exibindo os prémios

A Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolheu recentemente a fase municipal da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Na fase municipal, a presença de alunos dos vários agrupamentos escolares do concelho contagiou os presentes pela forma como cada concorrente realizou a sua prova escrita e de palco.


Nesta festa da leitura, cada participante foi contemplado com um brinde e os vencedores com um Vale Literário no valor de 100 euros, num prémio que tem como objetivo apoiar os alunos no seu percurso de leitores e estudantes.


O Vereador da Educação e da Cultura, Manuel Vitorino, e o júri constituído por Raquel Ramos, Coordenadora Interconcelhia da Rede das Bibliotecas Escolares, Marlene Ferraz, escritora, e José Mesquita, professor, assegurou que “ser participante no Concurso Nacional de Leitura é assumir a responsabilidade de ser embaixador da leitura, missão que contagiará outros na escola e fora desta”, convidando os vencedores e os participantes desta iniciativa a fazerem a diferença ao serem leitores.


O Concurso Nacional de Leitura é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, e conta com o apoio dos Agrupamentos de Escolas, Autarquias e Bibliotecas Municipais.


O objetivo é estimular, nos leitores mais novos, o gosto e o hábito de leitura, bem como melhorar a compreensão leitora.


Assim, no 1.º Ciclo, foram vencedores: Ariana Rodrigues da Rocha Lima, da EB1 Carmo do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Mariana Gonçalves Cordeiro, do Centro Escolar de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas; Sofia Fernandes Vaz, da EB1 de Areosa do Agrupamento de Escolas de Monserrate; e Tiago Magalhães Maciel, do Centro Escolar de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas.

Vereador com os alunos posando para a fotografia
O Vereador da Cultura com os vencedores do 1.º e 2.º ciclos

No 2.º Ciclo, venceram Edgar Rodrigues, da EB2,3 Abelheira do Agrupamento de Escolas de Abelheira; Leonor Reis, da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Margarida Rocha, da EB2,3 Abelheira do Agrupamento de Escolas de Abelheira; e Maria Mendes Castanheira, EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior.


Já no 3.º Ciclo, foram premiados Leonor Martins Vieira, da EB2,3/S de Lanheses do Agrupamento de Escolas Arga e Lima; Luana Brás Nina, da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Maria do Carmo Pinho Viana, EB Integrada Foz do Neiva do Agrupamento de Escolas Monte da Ola; e Ricardo Afonso Monteiro Rocha, da EB2,3/S de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas.


No que toca ao Ensino Secundário, a fase municipal premiou Antónia Bernardino de Brito, da ES Santa Maria Maior do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Filipa Silva Rego, da EB2,3/S de Monte da Ola do Agrupamento de Escolas Monte da Ola; Laura Sofia Martins Vieira, da EB2,3/S de Lanheses do Agrupamento de Escolas Arga e Lima; e Matilde Cadilha Gonçalves, da ES Monserrate do Agrupamento de Escolas Monserrate.




0 comentário
bottom of page