7 de Junho, 2024
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo passou agora a integrar também a Federação Portuguesa de Futebol, ao apresentar oficialmente a equipa de Walking Football, esta quarta-feira, no Estádio Municipal Manuela Machado.
"O Walking Football é uma modalidade adaptada do futebol tradicional, para pessoas com mais de 50 anos, implementada pela Federação Portuguesa de Futebol, em que o ritmo mais lento do jogo e a menor exigência física permitem que pessoas com diferentes habilidades participem e se divirtam juntas", explica Pedro Fornelos do projeto Desporto Para Todos - APPACDM de Viana do Castelo, em nota enviada às redações .
De acordo com o responsável, "a APPACDM de Viana do Castelo experimentou esta modalidade pela primeira vez em Ponte da Barca e viu na modalidade um potencial interessante para a prática desportiva das pessoas que apoia", revelou.
Entretanto, a Unidade de Areosa da instituição fez treinos de demonstração e encontrou um conjunto de utentes e colaboradores, com mais de 50 anos, motivados para a prática regular de Walking Football.
Com o apoio da Associação de Futebol de Viana do Castelo avançou-se para os exames médicos desportivos e o registo dos atletas e da APPACDM de Viana do Castelo na Federação Portuguesa de Futebol.
A equipa oficial da APPACDM de Viana do Castelo apresentou-se então no encontro de Walking Football organizado pela Associação de Futebol de Viana do Castelo, no Estádio Manuela Machado, no dia 5 de junho, competindo com as equipas do projeto sénior Olympics4All do Município de Viana do Castelo, de Ponte de Lima e de Ponte da Barca.
"A manhã foi marcada por um ambiente de grande entusiasmo, onde o foco principal estava na alegria de participar e no espírito de equipa", relata Pedro Fornelos.
Este grupo vai continuar a treinar e a equipa da APPACDM de Viana do Castelo vai continuar a promover a inclusão no Walking Football.
Comments