Arcos de Valdevez recebe primeira residência artística da Galeria da Paisagem | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 3 dias
- 2 min de leitura
01 de fevereiro, 2026.
Os territórios de Santa Cruz, em Arcos de Valdevez, servem atualmente de palco para a primeira residência artística do projeto Galeria da Paisagem. A iniciativa, que conta com a participação de nomes como Cristina Mateus, Gustavo Ciriaco e Lara Jacinto, procura explorar a ligação entre a arte e o território, transformando elementos do quotidiano em veículos de reflexão cultural e social.
A primeira fase deste projeto artístico, dinamizado pelo coletivo FAHR 021.3, iniciou-se com o contributo da artista Cristina Mateus, cujo percurso transdisciplinar se foca na relação entre imagem e espaço. A residência assenta num contacto próximo com a envolvente local, analisando a paisagem como uma construção que envolve memórias e ritmos do dia a dia. Segundo a organização, o objetivo passa por observar o território enquanto uma matéria ativa composta por usos e dinâmicas sociais específicas.

O elenco artístico selecionado garante um olhar plural sobre a região. Para além de Cristina Mateus, o projeto conta com a visão do coreógrafo Gustavo Ciriaco, que investiga a ligação entre o corpo e a envolvente, e da fotógrafa Lara Jacinto, especialista em fotografia documental. Esta Galeria da Paisagem pretende subverter a lógica utilitária de estruturas comuns, uma vez que outdoors, muros ou outras infraestruturas quotidianas serão transformados em plataformas de exposição na paisagem, de modo a se tornarem veículos de reflexão.
O Município de Arcos de Valdevez e a Direção-Geral das Artes apoiam esta iniciativa que se prolongará até meados do corrente ano. O plano de atividades inclui não só as intervenções físicas no terreno, mas também ações de mediação cultural e um plano detalhado de edição e distribuição. Este conjunto de ações visa promover uma interpretação mais ampla da região, integrando a arte na vivência das populações e subvertendo a lógica comercial das infraestruturas para que estas sirvam como base de interpretação artística.








