Autarca de Viana do Castelo apela à união da sociedade para internacionalização da Romaria d'Agonia | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Autarca de Viana do Castelo apela à união da sociedade para internacionalização da Romaria d'Agonia

Foi apresentado o Estudo de satisfação da Romaria d’Agonia e, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, “o trabalho feito ao longo de um ano mostra que grande parte da sociedade, das instituições e das empresas estão e devem estar envolvidas na Romaria para que esta possa atingir uma dimensão internacional”.




dois homens e um mulher sentados a uma mesa com microfones

Luís Nobre defendeu que este estudo, que foi realizado na última edição, “permite ter uma avaliação racional do que é a nossa Romaria” e do impacto que esta tem em todos os sectores da nossa sociedade. Realçou a satisfação da avaliação do evento, a rondar os 80%, e sublinhou que os turistas “são agentes de dinamização da festa”, evidenciando a fé, a cultura, a alegria, o elemento feminino e a relação das gentes da ribeira com a sua comunidade piscatória.


“Há ainda um espaço de progressão significativo e uma dimensão que só pode ser mais intensa e que é a responsabilidade social de todas as empresas porque juntos podemos fazer mais e melhor”, frisou. Em 2022, um milhão e 250 mil pessoas visitaram Viana do Castelo durante os cinco dias da Romaria d’Agonia.


Já o Presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino, considerou que este estudo de satisfação da Romaria é “uma mais valia para o tecido regional e local” e vai permitir “alavancar ainda mais a economia ligada à romaria”.

homem de pé na apresentação de um estudo
Manuel Vitorino - presidente VianaFestas

“Todos temos uma responsabilidade social e este estudo vai permitir uma reflexão coletiva e social enquanto comunidade, uma vez que nos dá a perceção e o índice de satisfação relativamente à romaria e quais os impactos económicos por sectores da atividade económica”, indicou ainda o responsável.


O estudo foi realizado presencialmente de 17 a 21 de agosto e online de 17 de agosto a 23 de outubro, contando com uma amostra de 2880 visitantes. Presencialmente, foram inquiridas 1526 pessoas e online 1354 pessoas. A maioria dos questionados era portugueses (63,68%), sendo que 42,08% eram residentes no concelho e 36,31% no estrangeiro.

sala com pessoas sentadas, assistindo a uma apresentação

Dos visitantes ouvidos, depois da maioria portuguesa foram garantidos 32,08% de Espanha, 1,81% de França, 1,11% do Brasil, 0,35% de Andorra, tendo ainda sido recolhidos testemunhos de Angola, Suíça, Alemanha, entre muitos outros países, o que demonstra a internacionalização da romaria.


O valor apurado de todas as operações efetuadas, no mês de agosto, no concelho vianense, com cartões de todos os países em alojamentos turísticos, foi de 1.830.900 euros. No que toca à avaliação do envolvimento do visitante, 88,53% dos visitantes consideraram a Romaria melhor ou muito melhor do que esperavam, sendo que a avaliação da experiência global, numa escala de 1 a 5, atingiu uma média de 4,19 pontos, que subiu para 4,25 no que toca à avaliação da organização do evento.


No que toca à avaliação dos eventos da romaria, a preferência recaiu no Desfile da Mordomia (com média 4,50), seguido da confeção dos Tapetes Floridos nas Ruas da Ribeira (4,35), Procissão ao Mar e Bênção dos Barcos dos Pescadores (4,28) e o Cortejo Histórico-Etnográfico (4,24).

mulher de pé, falando, para uma plateia, enquanto dois homens estão sentados ao seu lado
Margarete Costa, Manuel Vitorino e Luís Nobre



0 comentário
bottom of page