Viana do Castelo investe 420 mil euros na Sociedade de Instrução e Recreio Darquense | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 2 dias
- 2 min de leitura
10 de março, 2026.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apoiou a requalificação da Sociedade de Instrução e Recreio Darquense com um investimento de 420 mil euros, permitindo a reabertura oficial deste espaço cultural após sete anos de interrupção.
A Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD) reabriu as suas portas este sábado, após uma profunda intervenção de renovação que visou devolver a dignidade a uma das instituições mais emblemáticas da região. Entre os anos de 2021 e 2025, o Município deliberou um conjunto de apoios financeiros destinados não só à recuperação da infraestrutura, mas também à dinamização da sua agenda, incluindo uma verba adicional de 37 mil euros para o apoio às atividades correntes. A cerimónia oficial foi marcada por um concerto do grupo vianense Contraponto e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.

Segundo explicou o Presidente da Direção da SIRD, Amadeu Palhares, a instituição enfrentou um período prolongado de inatividade antes desta intervenção, sublinhando que o espaço cultural esteve encerrado durante sete anos. O processo de modernização foi executado de forma faseada, tendo começado pela recuperação total do telhado. Numa etapa posterior, os trabalhos concentraram-se na renovação e licenciamento da zona de bar, áreas adjacentes, anexos e instalações sanitárias, a que se somou a pintura integral das fachadas do edifício.
Para a concretização desta reabertura, o projeto incluiu ainda a pintura do auditório, a substituição de todo o panejamento e a renovação de portas. Foi também efetuada uma atualização tecnológica ao nível da iluminação, que passou a contar com sistemas LED, garantindo maior eficiência energética. Esta coletividade, que completou 75 anos de existência em 2025, mantém o estatuto de Instituição de Mérito, sendo reconhecida como uma referência essencial na dinamização social e cultural de Darque.
De acordo com os objetivos estatutários da associação, a Sociedade de Instrução e Recreio Darquense pretende proporcionar instrução e recreio aos seus associados (…) e realizar ações que visem a inserção de crianças e jovens através de áreas como o teatro e a música. A autarquia justifica a relevância deste investimento pelo facto de a SIRD estar inserida numa área geográfica cuja população é socialmente vulnerável, necessitando de uma intervenção que ofereça reais oportunidades de desenvolvimento sociocultural.
O executivo municipal reforça que estas carências e fragilidades estão já sinalizadas, considerando urgente disponibilizar os meios e o apoio necessário a essa inserção e interação sociocultural e educativa. Através desta reabilitação, o Município e a direção da SIRD esperam reduzir a vulnerabilidade social na freguesia, focando-se especialmente nas camadas mais jovens da população darquense.
