Autarca de Viana do Castelo pede intervenção da embaixadora de Espanha em Portugal
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Autarca de Viana do Castelo pede intervenção da embaixadora de Espanha em Portugal

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, endereçou uma missiva à Embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Batanzos Roig, no sentido de ser encontrada uma solução que permita avançar com o investimento do Governo de Espanha na nova Linha de Muito Alta Tensão, em Vigo, com a criação de uma subestação elétrica por forma a garantir a consolidação e ampliação do Polígono Industrial do grupo PSA.



O autarca de Viana do Castelo refere, na carta, que a consolidação deste polígono industrial da PSA - que é a maior fábrica do sector automóvel na Península Ibérica - é muito importante para o território do Noroeste Peninsular, onde o Alto Minho se inclui, uma vez que a PSA trabalha com muitas empresas fornecedoras de componentes automóveis que se instalaram no Norte de Portugal e na Galiza.


José Maria Costa manifestou esta preocupação à embaixadora de forma a que, no âmbito dos novos programas comunitários que estão disponíveis para os Estados Membros da União Europeia, se possam encontrar instrumentos financeiros necessários à instalação da referida infraestrutura elétrica de alta tensão em Vigo.


O autarca solicita, por esse motivo, os bons ofícios de Marta Batanzos Roig junto do Ministério da Transição Ecológica e Rede Elétrica para que, no âmbito do seu plano de investimentos para a próxima década, possa ser integrado este investimento, que não é apenas importante para a Galiza como também para toda a região Norte de Portugal.


O sector automóvel, recorda ainda José Maria Costa, tem registado uma grande expansão e crescimento nos últimos seis anos no Norte e Centro do país com a instalação de inúmeras empresas de fabricação de componentes automóveis. “Este sector empresarial está em franco crescimento e virado essencialmente para a exportação, sendo fundamental para a região norte e gerador de muitos postos de trabalho, grande parte deles muito qualificados”.

0 comentário
bottom of page