Autarca de Viana do Castelo preside à Assembleia Geral da Comunidade Portuária
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Autarca de Viana do Castelo preside à Assembleia Geral da Comunidade Portuária

O autarca de Viana do Castelo foi reeleito, esta quinta-feira, presidente da Assembleia Geral da Comunidade Portuária, em eleição dos órgãos sociais para o triénio 2021-2023. O representante da AGEPOR, Luis Paz Silva, liderou a única lista candidata à direção da Comunidade Portuária, que foi eleita por unanimidade.



José Maria Costa, na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, agradeceu o trabalho desenvolvido pela direção cessante. Na qualidade de Presidente da Câmara Municipal e da CIM do Alto Minho, realçou a importância da interação entre o Porto de Mar e o seu interland, que poderá ser alavancada com uma Comunidade Portuária interventiva, realçando que o Porto de Mar é de extraordinária importância para uma região que se mostra cada vez mais competitiva nas indústrias instaladas, no alargamento dos investimentos existentes e na atração de novos investimentos de dimensão internacional”, apontando também a importância da relação com a Galiza para a gestão dos investimentos.


Informou que Viana do Castelo está a projetar uma nova zona industrial localizada entre a N13 e a A28 e Neiva, por não haver espaço disponível nas áreas industriais existentes, dando nota de duas importantes obras inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a nova ponte em frente à DS Smith que irá entroncar na A27 e que vai servir para o escoamento da produção desta empresa e a nova Via do Vale do Neiva, em direção a Barroselas, para servir a zona do Vale do Neiva e apoiar a plataforma logística que estará a ser criada.

Disse ainda que os novos acessos rodoviários ao Porto de Mar deverão estar concluídos no final de abril e elencou os investimentos de empresas existentes, como a West Sea, a Enercon, a Lacoviana, a DS Smith, a KTM e as intenções de outras empresas que ainda estão em negociação.

A CPVC - Comunidade Portuária de Viana do Castelo é uma associação de direito privado que integra diversas entidades com interesse no desenvolvimento e ordenamento do Porto de Viana do Castelo, seja na sua promoção e divulgação como entidade parceira no crescimento do negócio, da riqueza e do emprego na região que o porto serve.


Os objetivos desta entidade são contribuir para o desenvolvimento e promoção do Porto de Viana do Castelo; contribuir para a racionalização, transparência e desburocratização dos procedimentos administrativos; promover o desenvolvimento do Porto de Viana do Castelo em harmonia com a cidade, a região e as políticas sectoriais do mar; colaborar nas propostas de revisão legislativa que respeitem à atividade portuária; e promover a articulação entre os diferentes meios de transporte, tendo em vista dotar de eficiência e operacionalidade o transporte intermodal.

0 comentário
bottom of page