Autarquia de Ponte da Barca aprova protocolo com Universidade do Algarve
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Autarquia de Ponte da Barca aprova protocolo com Universidade do Algarve



Proposta aprovada na última reunião do executivo visa promover a aplicação MILAGE APRENDER+, concebida para dispositivos móveis que permite aos alunos acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula.


A implementação daquele projeto, inserido no âmbito da iniciativa “School 4 all”, vai ser feita em parceria com o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e permitirá aos alunos estudar num ambiente onde são contemplados diferentes níveis de dificuldade de exercícios e em diferentes áreas do saber, possibilitando, assim, o apoio a alunos com maior dificuldade de aprendizagem, e incluir também alunos que estejam num nível mais avançado, permitindo-lhes ampliar cada vez mais os seus conhecimentos.


Com o estabelecimento daquele protocolo, a câmara tem como objetivo disponibilizar instrumentos e desenvolver ações que contribuam para uma formação plena e acesso equitativo dos alunos aos recursos e apoios que disponibiliza havendo, como tal, uma estreita colaboração entre a autarquia e o Agrupamento de Escolas.


Durante a reunião do executivo municipal foram ainda aprovadas as propostas de revogar parcialmente o protocolo com a Junta de Freguesia de Cuide Vila Verde, aprovado em reunião de câmara de 17 de junho do corrente ano, e aprovar a minuta do contrato administrativo a celebrar com a mesma junta de freguesia, com vista à delegação de competências na referida Junta de Freguesia e transferência dos meios financeiros necessários à realização da empreitada de beneficiação do caminho de S. Mamede.


No período que antecedeu à ordem de trabalhos, o Presidente da Câmara deu nota da situação referente à Covid-19 no concelho apelando, uma vez mais, à responsabilidade de todos os barquenses na continuidade da adoção de comportamentos e medidas de higiene e segurança de modo a travar a propagação deste vírus. Deu conta das várias iniciativas que decorreram desde a última reunião até à presente data, como a Eucaristia que homenageou o navegador barquense, Fernão de Magalhães, as comemorações do Dia do Município, e os concertos já decorridos e os que estão agendados para o próximo fim-de-semana, no âmbito do projeto “Itinerâncias”.


Augusto Marinho apresentou um voto de louvor ao Barca Basket Clube pelos 20 anos de atividade ao serviço do desporto e juventude no concelho, deixando uma palavra de muito apreço à Instituição e aos dirigentes pelo trabalho que desenvolvem há largos anos na formação de jovens atletas daquela modalidade desportiva.


Sobre a aplicação MILAGE APRENDER+


Esta app, desenvolvida pela Universidade do Algarve, é uma ferramenta de apoio aos alunos na resolução autónoma de fichas de exercícios e de apoio ao professor na gestão do seu tempo na sala de aula, na medida em que este não tem de resolver na sala de aula os exercícios que constam nas fichas integradas na app MILAGE Aprender+. De modo a estimular e apoiar a realização das várias atividades propostas, a interface da app MILAGE Aprender+ incorpora características de gamificação, com diferentes níveis de dificuldade de exercícios, para apoiar alunos com maiores dificuldades de aprendizagem matemática e incluir também alunos mais avançados. Esta preocupação do projeto em incluir no processo todos os alunos reflete-se também quando a app apresenta vídeos detalhados, com a resolução dos exercícios para aqueles alunos com mais dificuldades poderem perceber passo a passo a sua resolução, e, vídeos concisos com os passos essenciais na resolução de um exercício. Para além disso, a app MILAGE Aprender+ inclui ainda um esquema de autoavaliação e de avaliação pelos pares que visa estimular o trabalho autónomo do aluno, a revisitação dos conteúdos para o armazenamento do conhecimento na memória de longa duração e a identificação dos passos fundamentais na resolução de exercícios.


0 comentário
bottom of page