"Be Connected" reforça laços entre escolas, estudantes, diplomados e empresas em Viana do Castelo | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Be Connected" reforça laços entre escolas, estudantes, diplomados e empresas em Viana do Castelo

Evento organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo mobiliza milhares de participantes, entre estudantes, professores e representantes de empresas e de diversas instituições públicas e privadas. Decorre hoje e amanhã, no Centro Cultural de Viana do Castelo.





O Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Carlos Rodrigues, caracterizou o Be Connected como "um espaço privilegiado de conhecimento e para estreitar relações entre estudantes do ensino secundário e profissional, alunos do ensino superior e o tecido empresarial”.

homem de meia idade, discursando com microfone na mão para uma plateia no CCVC
Carlos Rodrigues - Presidente do IPVC na inauguração do Be Connected

Trata-se de um evento organizado pelo Politécnico de Viana do Castelo, que contempla apresentação da oferta formativa do Politécnico, feira de emprego e demonstrações de práticas pedagógicas. "Em suma, é uma oportunidade privilegiada para conhecer as novas profissões e dar um passo em frente em direção ao futuro.", resume o IPVC em nota de imprensa.

No primeiro dia e com um auditório composto por mais de dois mil estudantes e professores, oriundos das principais escolas do Alto Minho e depois da atuação da VenTuna, Tuna Mista da Escola Superior de Educação, Carlos Rodrigues destacou o papel crucial do evento como ligação entre o mundo do ensino e a vida profissional. “Trata-se de uma iniciativa que pretende estabelecer a conexão entre estudantes, alunos do ensino superior, diplomados e o mercado de trabalho”.


No Be Connected, os estudantes ficam também a conhecer toda a oferta formativa que o Politécnico disponibiliza nas suas seis Escolas espalhadas pelo Alto Minho. Trata-se de uma oferta formativa transversal aos principais sectores económicos. É também uma oportunidade de os jovens conhecerem e contactarem com as profissões do futuro. “Estejam atentos e façam uma escolha informada, porque o vosso futuro passa por aqui. Não tenham medo de estudar no Politécnico de Viana do Castelo. A história tem-nos mostrado que temos uma oferta formativa de qualidade e conectada com o mercado de trabalho”, frisou Carlos Rodrigues.


Já a presidente da Federação Académica, Vânia Rodrigues, desafiou os alunos do ensino secundário e profissional para ficarem a conhecer melhor o universo formativo do Politécnico de Viana do Castelo. “Aproveitem para tirar todas as dúvidas, porque este poderá ser o vosso ponto de partida. Não desperdicem esta oportunidade”, referiu.


CARTÃO DE REALIDADE AUMENTADA E APP BE CONNECTED ENTRE AS NOVIDADES


Na reta final da sessão de abertura, a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, apresentou as três principais novidades do Be Connected: o novo stand do IPVC, o CRAIV – Cartão de Realidade Aumentada do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a APP Be Connected, plataforma na qual todos mergulham no universo IPVC. Tudo projetos desenvolvidos por alunos e docentes do Politécnico de Viana do Castelo.

mulher loira, vestida de casaco cor de rosa e calças brancas, levantando um papel na mão esquerda enquanto segura um microfone com a mão direita
Ana Paula Vale - Vice-presidente do IPVC

“O IPVC volta a apostar na inovação e na vanguarda. Com o novo stand, iremos apresentar o IPVC de uma forma mais arrojada nas feiras, em especial na Qualifica (Porto) e na Futurália (Lisboa). Já o Cartão de Realidade Aumentada prova que o Politécnico de Viana do Castelo está atento às novas tecnologias. Num só postal, iremos apresentar todo o universo do IPVC, minimizando o impacto ambiental e maximizando a informação disponibilizada. E a APP Be Connected vem no mesmo seguimento, uma forma de nos mantermos conectados e de acompanharmos tudo o que vai acontecendo neste evento”, descreveu Ana Paula Vale.


FEIRA DE EMPREGO DO IPVC DISPONIBILIZA MAIS DE DUAS MIL VAGAS DE EMPREGO

No segundo dia do Be Connected, 24 de fevereiro, a sessão de abertura irá contar com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira. O governante dará as boas-vindas às mais de 70 empresas presentes às 10h.


Ainda no segundo dia, o evento irá contar com mais de meia centena de empresas, configurando-se numa ocasião de excelência não só para estas entidades empregadoras, mas também um momento de partilha e troca de conhecimentos e criação de parcerias.

As empresas, presentes no recinto com stand, vão apresentar-se com mais de duas mil ofertas de emprego, vão efetuar, no recinto, entrevistas de recrutamento, disponibilizar informações relativas às vagas em aberto nas suas organizações e proceder à recolha de currículos.


PITCH RECRUITMENT

Do programa do Be Connected consta a realização de Pitch Recruitment. Trata-se de um momento de aproximação dos estudantes/diplomados ao mercado de trabalho, tendo como principal objetivo promover, através de um sistema de Pitch, uma apresentação rápida do estudante às empresas. Estes momentos irão decorrer ao longo do evento, potenciando o máximo contacto entre entidades empregadoras e candidatos. Uma oportunidade única para ambas as partes.

CONFERÊNCIAS, PALESTRAS E CONVERSAS COM ANTIGOS ESTUDANTES

Durante o Be Connected, todos os presentes terão, ainda, acesso à conferência “Desafios de Emprego no Século XXI” (10h30), que contará com a presença de empresas como a Painhas, ANGES e do IEFP, IEFP Viana e a Ceval. A palestra “O que as empresas esperam de ti” (11h45) contará com as empresas Accenture, BorgWarner, Omatapalo, Louis Vuitton, EFACEC e Sonae. Por fim, na conversa com Alumni “A Inspiração para o Sucesso” (14h30), estarão presentes a Untile, Blisq, ViveExperiencia, Tabagan, J.LS, Ana Vi Group, COCO CRIATIVO e SONIA - Serviços Otimizados Nas Idades Avançadas, numa oportunidade elevada para abrir as portas do futuro e conhecer casos de sucesso de antigos alunos do IPVC.


O BE CONNECTED EM NÚMEROS:

  • Esperados mais de cinco mil visitantes

  • Mais de dois mil alunos presentes

  • Perto de uma centena de atividades

  • Presentes mais de 50 escolas secundárias e profissionais

  • Instituições de ensino oriundas de mais de 20 concelho

  • Quatro distritos representados: Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro

  • Mais de 70 empresas presentes em stand

  • Duas mil vagas de emprego: entrevistas, recrutamento e pitch

  • 26 licenciaturas; 27 CTeSP; 34 mestrados; 16 pós-graduações





0 comentário
bottom of page