Bênção da nova ala do cemitério de Mujães em Viana do Castelo contou com apoio municipal | Peneda Gerês TV
20 de setembro, 2026.
A nova ala do cemitério de Mujães, no concelho de Viana do Castelo, foi abençoada este domingo, num investimento municipal de cerca de 200 mil euros que permitiu criar 84 campas e jazigos para servir a freguesia.
A nova ala que permitiu o alargamento do cemitério de Mujães foi abençoada este domingo, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre. A empreitada contou com um apoio do município na ordem dos 200 mil euros, tendo resultado na criação de 84 campas e também de jazigos para responder às necessidades da população local.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo sublinhou a importância destes espaços para as autarquias. De acordo com o autarca, os cemitérios "merecem da nossa parte um cuidado muito especial porque são lugares de importância fulcral para as comunidades, são lugares de simplicidade e de dignidade que merecem todo o nosso investimento".
Por sua vez, a presidente da Junta de Freguesia de Mujães, Joana Afonso, afirmou que a conclusão desta nova ala representa "a viragem de um ciclo". A autarca garantiu que a junta de freguesia se compromete "a tratar do cemitério de uma forma mais cuidada, mais harmoniosa, de uma forma conjunta, não apenas para a nova ala".
Joana Afonso recordou ainda os desafios associados ao processo de concretização da infraestrutura. A autarca assinalou que esta foi uma obra "que acabou por ser muito complexa: foram dez anos de avanços, de recuos, de transições, de alterações, mas finalmente está terminada". "Sabíamos e sabemos da urgência que temos em poder abrir esta nova ala para servir a freguesia", declarou.
A intervenção insere-se na aposta contínua do município na coesão territorial, na valorização das freguesias, na melhoria das condições de mobilidade, na qualificação do espaço público e no reforço das respostas de proximidade dirigidas às populações. Para a rubrica de coesão territorial, o Plano de Atividades e Orçamento da autarquia vianense tem previstos 9,46 milhões de euros, o que representa cerca de 6,1% de um orçamento global superior a 220 milhões de euros, concretamente fixado em 220.412.388,95 euros.





Comentários