Comemorações acontecem no domingo, 14 de maio, com a apresentação do livro “Vidas e Lugares com História”.
O polo da Biblioteca Municipal em Castro Laboreiro celebra o seu 19.º aniversário. As comemorações acontecem este domingo, dia 14 de maio, pelas 10h30, no próprio espaço. Neste âmbito, decorrerá a apresentação do livro “Vidas e Lugares com História”, um trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto transfronteiriço Gerês-Xurés Dinâmico, cofinanciado pelo Programa INTERREG Espanha-Portugal.
A obra, com coordenação e gestão assegurada pela ADERE-Peneda Gerês (ADERE-PG), conta com a colaboração/entrevistas de 50 pessoas residentes no território do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG): dez pessoas de cada um dos municípios do PNPG (Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro) deram o seu testemunho de como é viver num território tão belo e fascinante e rodeados de natureza. «A colaboração dos residentes foi imprescindível para que o livro fosse o mais real possível.», considera a ADERE-PG.
SINOPSE
Ouvir histórias, aprender sobre o presente recordando o passado…
Através da recolha de testemunhos de vida de Homens e Mulheres que residem no território do Parque Nacional da Peneda-Gerês, pretendemos registar para memória futura o que nos foi sabiamente transmitido por quem viveu na primeira pessoa histórias e momentos únicos, que nos fazem regressar ao passado.
São lembranças que estão bem presentes na memória daqueles que acederam contar-nos bocadinhos das suas vidas, feitas de momentos bons e menos bons. Os uso e os costumes, as formas de vida, as profissões que tiveram, os trabalhos na lavoura, entre tantos outros assuntos, estão retratados em cada uma das histórias contadas e que estão transcritas no livro.
São histórias de vida que nos ajudam a compreender o passado, os usos, os costumes e as tradições bem como alguns acontecimentos sociais, políticos e económicos do Séc XX.
O POLO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL EM CASTRO LABOREIRO
Inaugurado a 15 de maio de 2004, o polo da Biblioteca Municipal em Castro Laboreiro nasce como forma a possibilitar o acesso à informação às gentes mais afastadas do concelho. Localizado no centro da vila castreja, funciona como posto de informação turística, disponibilizando aos visitantes informação sobre a freguesia, o concelho e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, e também como extensão da Biblioteca Municipal, particularmente vocacionada para temáticas locais e de montanha.
O seu fundo documental é, essencialmente, local, tendo vindo a ser completado com documentos de caráter geral, que estão disponíveis para empréstimo domiciliário. O fundo documental deste polo é constituído pelo fundo local fixo, que contém publicações específicas sobre a zona, e pelo fundo local itinerante, que é constituído por publicações do fundo documental da Biblioteca Municipal e que é modificado de seis em seis meses.
Está equipado com uma sala de leitura, sendo possível ler revistas e jornais, fazer empréstimos domiciliários, consultar CD Rom's, comprar publicações locais, entre outros serviços. Possui ainda dois pontos informáticos com acesso gratuito à internet.
Commentaires