Biblioteca Pública de Braga celebra Dia Mundial do Livro
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Biblioteca Pública de Braga celebra Dia Mundial do Livro



De 19 a 23 de abril propõe-se oficinas, exposições, visitas guiadas, oferta de livros e almoço no jardim. Entrada livre.


A Biblioteca Pública de Braga (BPB) realiza de 19 a 23 de abril várias atividades para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O programa inclui oficinas, duas exposições com visita guiada, oferta de livros e almoço no jardim. A iniciativa visa ainda aproximar a BPB dos seus públicos, vincando o lema “Uma biblioteca para todos”. A entrada é livre, sendo as inscrições em algumas atividades feitas pelo telefone 253 601 180 ou pelo email bpb@bpb.uminho.pt.

Qual é o circuito do livro desde que entra na biblioteca até ser consultado ou requisitado? Os curiosos vão poder fazer esse percurso no dia 20, às 12h30, ou no dia seguinte, às 16h30. E quem pretende aprender a proteger e cuidar dos livros, tem uma sessão no dia 20, às 15h00. Já a outra oficina prevista vai mostrar como utilizar com eficácia os recursos e serviços da BPB (dia 19, às 17h00; e dia 22, às 12h30).

Em paralelo, está patente no átrio da biblioteca a exposição documental "A Crise Académica de 1962", evocando os 60 anos de um dos principais movimentos contra o Estado Novo. E no acesso à sala de leitura pode ver-se, até 6 de maio, a exposição “A microcensura nos livros de Medicina”, com obras dos séculos XVI e XVII, do espólio da BPB, que apresentam diversas partes retiradas ou rasuradas. Ambas as mostras têm visitas guiadas, respetivamente, no dia 22, às 12h00 e no dia 28, às 17h00.

Além disso, a Biblioteca convida os cidadãos a trazer o seu almoço e a desfrutá-lo no bucólico jardim interior da BPB, acompanhados de um livro ou uma revista. Há igualmente um banco de ofertas de documentos duplicados do acervo da BPB. Quem pretender algum desses volumes, basta estar registado como leitor ou fazê-lo gratuitamente.

Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é celebrado a 23 de abril, por deliberação da UNESCO em 1995, evocando o dia de falecimento de escritores como Cervantes e Shakespeare. O objetivo é reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.

Sobre a BPB

A Biblioteca Pública de Braga foi criada pela rainha D. Maria II em 1841, para salvaguardar as livrarias dos extintos conventos e mosteiros da região, como da Falperra, de Tibães e dos Congregados, no qual ficou inicialmente instalada. O seu acervo foi enriquecido com o depósito legal, ao receber desde 1931 um exemplar das publicações que são editadas em Portugal. Em paralelo, foi acolhendo coleções de figuras e instituições locais, como Manuel Monteiro, Carrington da Costa, Victor de Sá, Manuel de Oliveira e o Instituto Minhoto de Estudos Regionais.

A BPB está instalada, desde 1934, na ala barroca do complexo do Largo do Paço, na Praça do Município, tendo sido integrada em 1975 na UMinho, sendo uma sua unidade cultural. O seu acervo inclui mais de 500.000 documentos, com destaque para 53 incunábulos (das origens da imprensa) e cerca de 400 volumes do século XVI. Tem o portal oficial www.bpb.uminho.pt.




0 comentário
bottom of page