Bibliotecas Municipais de Melgaço e Ponte da Barca recebem esta semana Encontros Literários
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Bibliotecas Municipais de Melgaço e Ponte da Barca recebem esta semana Encontros Literários


Os Encontros Literários do Alto Minho, designados “As palavras que nos unem”, regressam esta semana, com passagem pelas bibliotecas municipais de Melgaço (no dia 20) e Ponte da Barca (no dia 21). A aposta passa novamente por uma programação em multiformatos, para proporcionar a participação e a integração de públicos com diversidade funcional.

Inserida no projeto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) “Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para Todos”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, esta iniciativa vai reunir diversos autores, nomeadamente Ana Ventura e Nuno Camarneiro, em Melgaço; e António Mota e José Pedro Leite, em Ponte da Barca.

Para assegurar a efetiva participação de todos os públicos, as sessões serão traduzidas em simultâneo para língua gestual portuguesa e estará disponível o programa em braille. A RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho, que apoia a CIM Alto Minho na dinamização desta atividade, garante, por outro lado, as melhores condições possíveis no acesso físico às instalações das bibliotecas municipais. A entrada é gratuita.

No dia 20 de outubro, quinta-feira, o programa conta com dois momentos na Biblioteca Municipal de Melgaço, o primeiro, às 10h00, com o tema “O menino que gritou para dentro”, dirigido a um público infantojuvenil e conduzido por Ana Ventura; e o segundo, às 14h30, com a atuação da APPACDM e a apresentação de uma peça de teatro por um grupo de seniores amadores, seguindo-se o encontro com o escritor Nuno Camarneiro, a que se juntará Ana Ventura, para uma conversa à volta do tema “Cada leitor, uma história”.

A iniciativa repete-se no dia 21, sexta-feira, pelas 10h30, desta vez com o escritor António Mota numa sessão para um público mais jovem designada “Eu já fui da vossa idade”, e à noite, pelas 21h30, com José Pedro Leite e novamente António Mota, cujas intervenções irão debruçar-se sobre “Poesia de viver”. João Morales fará a moderação de todas as sessões.

Os “Encontros Literários do Alto Minho – As Palavras que nos Unem” prosseguem no dia 27, em Viana do Castelo; no dia 28, em Monção; e no dia 29, em Viana do Castelo. A primeira fase decorreu durante o mês de abril, nomeadamente em Valença, Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira.






0 comentário
bottom of page