Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo celebram 145 anos com nova ambulância | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- há 2 dias
- 2 min de leitura
20 de fevereiro, 2026.
No ano em que assinalam quase um século e meio de serviço ininterrupto à comunidade, os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo garantiram o financiamento necessário para a aquisição de uma nova ambulância de transporte de doentes. A decisão, aprovada por unanimidade em reunião de executivo municipal, prevê um investimento global de 72 mil euros destinado a modernizar uma frota que enfrenta atualmente uma elevada pressão operacional.
A celebração dos 145 anos da instituição, que se assinala formalmente a 15 de maio de 2026, serve de pano de fundo para este importante reforço operacional. Segundo a proposta apresentada pela Vereadora da Proteção Civil, Fabíola Oliveira e aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Humanitária “debate-se atualmente com a falta de meios para transporte de doentes, área que tem vindo a ser alvo de maior pressão e procura”. O documento sublinha que os veículos atualmente disponíveis para esta valência “apresentam já um desgaste considerável, pelo que importa reforçar a frota com um equipamento novo, capaz de incrementar a resposta à crescente procura, com a qualidade que se impõe”.

A viabilização desta nova unidade de transporte será concretizada através de um apoio financeiro repartido entre 2026 e 2027. O município deliberou a atribuição imediata de 36 mil euros, correspondentes a metade do valor total do equipamento, estando o pagamento dos restantes 50% agendado para o próximo ano civil. Este investimento reforça a capacidade de resposta dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, entidade que detém o título de Cidadão de Mérito pelo seu histórico de proteção e socorro às populações do concelho.
A história desta corporação remonta aos acontecimentos de 23 de abril de 1881, data marcada por um violento incêndio num armazém de enxofre na cidade. Conforme os registos históricos da instituição, perante a gravidade do sinistro, “vários cavalheiros da cidade, a fim de combinarem nos meios a adotar para a organização de um corpo de bombeiros voluntários, reuniram-se na casa da Associação Comercial”. Pouco tempo depois, a 15 de maio desse mesmo ano, nascia oficialmente a associação sob a presidência de Boaventura José Vieira.
Ao longo de quase um século e meio, a instituição tem evoluído para responder aos desafios da modernidade, mantendo vivo o espírito dos fundadores que, em 1881, decidiram criar uma estrutura voluntária para proteger a cidade. Com este novo investimento na frota de transporte de doentes, os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo asseguram a continuidade de um serviço público essencial, garantindo que o transporte de doentes é realizado com as condições de segurança e dignidade que a história da corporação exige.












Comentários