top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Braga candidata a primeira Capital Europeia da Democracia


Braga acaba de ser apontada como uma das 13 cidades candidatas a Capital Europeia da Democracia, uma iniciativa que pretende destacar a inovação democrática, promover a coesão, oportunidades de colaboração e participação da sociedade, anunciou hoje o Município de Braga no seu site oficial.

A Capital Europeia da Democracia será escolhida por dez mil cidadãos de todos os estados-membros do Conselho da Europa. Desta lista de 13 cidades, cinco serão escolhidas por um júri de especialistas para a lista final, cabendo depois aos cidadãos a escolha da primeira cidade a ostentar o título de Capital Europeia da Democracia, que será anunciada em janeiro de 2023.


Além de Braga, concorrem para Capital Europeia da Democracia mais duas cidades portuguesas, Valongo e Cascais, assim como Antuérpia (Bélgica), Barcelona (Espanha), Bolonha (Itália), Bruxelas (Bélgica), Burgos (Espanha), Linz (Áustria), Metz (França), Opole (Polónia), Rzeszow (Polónia) e Sarajevo (Bósnia e Herzegovina).

FONTE: https://www.facebook.com/EuropeanCapitalOfDemocracy

As inscrições para fazer parte do Júri dos Cidadãos e escolher a cidade vencedora ainda estão a decorrer e podem ser feitas AQUI .


A Capital Europeia da Democracia vai receber diversas atividades que vão atrair visitantes de toda a Europa para se juntarem e participarem em eventos colaborativos para fortalecer a democracia, sendo que a cidade vencedora será reconhecida internacionalmente como um centro de inovação e educação para a participação ativa da sociedade.


O objetivo Capital Europeia da Democracia é estabelecer um espaço de colaboração onde os cidadãos da Europa se reúnam, se envolvam, experimentem novas formas de democracia participativa e inclusiva em ação e se inspirem num programa abrangente projetado para promover a democracia e construir ou reconstruir a confiança.


A iniciativa Capital Europeia da Democracia foi lançada pela ECoD gemeinnützige Gmb, juntamente com The Innovation in Politics Institute GmbH, com sede em Viena e Berlim, com representações em 16 países europeus.


Todas as informações sobre a Capital Europeia da Democracia estão disponíveis AQUI




0 comentário

Comments


bottom of page